sexta-feira, 18 de março de 2011

Elitismo na Bruxaria Tradicional


Temos visto diversas vezes gente acusando ou se defendendo sobre o conceito elitismo, antes de qualquer coisa, o que significa elitismo? Vamos ao artigo Political Anthropology – An Introduction, Massachusetts: Bergin & Garvey Publishers, l983.:

“O Elitismo provém, não da prosperidade ou de funções sociais específicas, mas de um vasto e complexo corpo de símbolos, inclusive de condutas, estilos de vestimenta, sotaque, atividades recreativas, rituais, cerimônias e de um punhado de outras características. Habilidades e aptidões que podem ser ensinadas são conscientes, enquanto o grande vulto de símbolos que forma o verdadeiro elitismo é inconsciente.”

Portanto o elitismo não deve ser caracterizado com base na divisão urbana ou campesina, não se difere por funções sociais.

Diríamos, com muita propriedade, que a Bruxaria Tradicional é seletiva, pois embora muitos queiram aparentar seguidores de uma pseudo aristocracia magista, aqui cabe bem o termo falácia, ela tem perdido esse caráter de “Ordem de Mistérios” tal como muitos querem equivaler com a maçonaria, gradualmente tem se colocado cada vez mais acessível diante da liberdade religiosa que se torna cada vez mais ampla. A grande dificuldade da BT não é entrar é permancer! Pois a maioria não passa nos primeiros estágios de aprendizado, alias esta aberto a todos que queiram, querem um caminho? Conselho de Bruxaria Tradicional, muito simples e exato, sem disfarces ou prepotências.

O que dizemos é que a Bruxaria Tradicional é seletiva, pois como uma crença tradicional tende a exigir uma transmutação pessoal profunda, a Bruxaria Tradicional, como entendemos, tem suas leis na própria Natureza, ela é muito mais do que um plágio de outros sistemas de feitiçaria baseados em crenças tradicionais globalizadas.

Temos visto alguns poucos falarem sobre que existe um fenômeno sobre Bruxaria no Mundo, na verdade o que existe no Mundo são as operações ligadas à feitiçaria, geralmente renegadas pela sociedade e traduzidas erroneamente para o português como bruxaria, tendo como base a visão católica, pois a propaganda é que sempre servem a um objetivo “pouco nobre”, querem dar o nome de bruxaria para isso? Tal como os filmes da Disney, isso não muda em nada o que os Evangélicos entendem por Bruxaria.

Essa estrutura de pensamento nos foi apresentada à décadas atrás, em um projeto que tínhamos chamado “Projeto Bruxaria” uma das colaborações mais antigas virtuais que no qual promoveu a entender o que era Bruxaria Tradicional, o único problema é que a internet não abrangia como hoje o faz e, sendo assim, pouco ou nada tivemos de contato produtivo com diferentes grupos que se diziam bruxos tradicionais, muitos ligados ao neo-paganismo, alguns advindos do esotérismo filiados em X,Y e Z ordens iniciáticas e outros expulsos de instituições neo-pagãs e usam do termo para ofender estas instituições até os dias de hoje.

É fato que nosso segmento não é amigável a adolescentes, que estão descobrindo sua religiosidade, pois de certa forma, ou se nasce dentro dessa cultura/ crença ou se aprende depois de muito peregrinar por diversas religiões, seitas, ordens, etc...

Lembramos de uma reunião a qual participávamos e os mais velhos diziam “Eles são muito jovens”, bom... isso na época parecera uma visão negativa sobre os iniciantes, mas depois de alguns bons anos, percebemos que é uma grande verdade, falta maturidade nas pessoas que buscam pelos movimentos magistas, pois geralmente os objetivos são superficiais e egóicos.

Hoje estamos inclinados a aceitar o termo “Traditional Witchcraft” como sendo a tradução correta para “Bruxaria Tradicional”, sem os acessórios frágeis do tema “Antiga Arte”, temos a obrigação de dizer que qualquer pessoa pode seguir uma tradição, seja por nascer nela ou por ter grande influência dela, temos tantas pessoas interessadas nas tradições ibéricas que para nós é uma grande honra, tal como vemos tantos outros dedicados à cultura irlandesa, sejam estas pessoas cristãs, evangélicas, neo-pagãs ou magistas ecléticos.

Algo necessário que deve ser revisto com seriedade são pessoas que se auto promovem como iniciados pela vovó, pela família do marido, pela tia, é muito fácil compreender esta questão, é só perceber o que estas pessoas tanto defendem e qual é a base mágica que elas propagam, no fundo essas pessoas só querem um pouco de atenção, serem servidas por suas ovelhinhas e por que não ganharem um dinheirinho criando polêmicas e sendo a salvadora de sua visão pessoal eclética bruxesca, essa visão frágil que tentam construir, mesmo que tentem parecer “elitistas” com base em currículos magistas enormes ou fotos na Europa; nós por outro lado não precisamos mostrar fotos no antigo continente, basta apresentar o nosso passaporte e nossa cidadania, basta observar como destrinchamos essas crenças com facilidade, como indicamos suas origens.

Isso não é veneno, é conhecimento, conhecimento somente se torna veneno para quem deseja se manter ignorante! E nós francamente adoramos estes textos, para nós é diversão, para alguns até motivo de piada, por isso até motivamos e agradecemos a descontração.

Cordialmente,

5 comentários:

  1. Acredito que o problema nem seja a idade, mas a mentalidade e estrutura da "criação" de hj em dia... a mídia taí.... disponível pra qualquer um... e acaba dando nisso, indo nas idéias fracas e absurdas espalhadas por ai. Por isos devemos ter todo o cuidado ao tratar de assuntos virtualmente não há nada pior que modinha... por falta de saber quem se é e o que se quer realmente ser.

    ResponderExcluir
  2. Maturidade intelectual é distinto de cronológia, mas espera-se que alguém que já passou por mais experiências de vida tenha um maior discernimento. Nem sempre é assim, pelo que vemos de informação sem fundamento sobre bruxaria, tem muita vovó por ai que anda ensinando aquilo que não sabe!!!!

    ResponderExcluir
  3. É curioso observar quantos títulos alguns esquizotéricos ostentam e mencionam como se fosse prerrogativa para sair por vomitando misturebas filósóficas. Ando saturada de bruxaria de boteco!

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite!

    Obrigado pela visita! Já estou seguindo seus blogs, que por sinal são ótimos!

    Bênçãos Plenas!
    )O(

    ResponderExcluir
  5. O conhecimento está aí para quem deseja aprender! Não aceito aborrecentes ou quem quer que seja mesclando BRUXARIA TRADICIONAL com qualquer outra religião neo-pagã. Isso não existe gente! Peça para que BELENOS iluminem suas mentes e abram os olhos para a verdade rsrs.
    Estou farta de ouvir mosquinhas zunindo em meu ouvido. Vou começar a comê-las.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.