quarta-feira, 23 de março de 2011

Os irlandeses amam a tradição - Conselho de Bruxaria Tradicional

Temos o previlégio de encontrar um texto muito descontraído e que repassamos aqui em nossa casa, o Conselho de Bruxaria Tradicional, uma instituição que respeita as tradições dos povos!

Cultura

A cultura irlandesa levou milhares de anos a desenvolver-se, por isso aprecie cada momento da sua descoberta cultural
Learning to play the bodhran 

Sabia que…?

Os irlandeses amam a tradição, tanto assim que o país está cheio delas – desde comer “colcannon” (uma mistura de couves e puré de batata) no Halloween, a vestir qualquer coisa verde no dia de S. Patrício.

No entanto, duas das mais internacionalmente famosas são a música tradicional e a dança irlandesa. A música tradicional pode ser ouvida por todo o país, desde os bares do centro das cidades até aos festivais rurais. O “bodhrán”, espécie de pandeireta, é um dos instrumentos mais importantes da música irlandesa, junto com a rabeca e o assobio.

A dança irlandesa é extremamente competitiva e levada muito a sério, com campeonatos regionais e nacionais. Se deseja experimentar, aproveite um “céili”, onde toda a gente se junta para dançar.
A Irlanda do Norte também tem a sua cultura única de “Ulster-Scots”, presente em todos os condados e expressada através da música e dança. O tambor “Lambeg”, o violino, e a flauta, são alguns dos acompanhamentos melódicos das sessões de “Highland Dancing”, “Scottish Country Dancing”, “Ulster-Scots Square” e “Country Dancing”. E com todos os eventos de “Ulster-Scots” a acontecer um pouco por todos os lados, podemos simplesmente admirá-los de fora ou juntar-nos dançando.
Oscar Wilde, statue in Merrion Square, Dublin Os Irlandeses são um povo que gosta de rir.  Contar piadas e criticar ironicamente a sociedade fazem parte da vida do dia a dia na Irlanda, assim não admira que a nova geração de comediantes esteja a ganhar reputação internacional. Se desejar assistir a algumas destas actuações, procure os nomes de: Dylan Moran, Ed Byrne, Ardal O’Hanlon, Dara O’Briain, Tommy Tiernan e Kevin Gildea. Para assistir a um Festival de Comédias procure pelo Festival Smithwicks Cat Laughs Comedy em  Kilkenny ou o Festival the Bulmers Comedy em  Dublin.

Os Irlandeses são excelentes nas piadas curtas, e de comediantes a dramaturgos todos escreveram algumas: 
  • "Os verdadeiros amigos apunhalam-te pela frente" Oscar Wilde, escritor 
  • "O meu pai teve uma profunda influência em mim. Ele era um lunático" Spike Milligan, comediante 
  • "Se chovesse sopa, os irlandeses iam para a rua com garfos" Brendan Behan, escritor 
  • "Não faças aos outros como os outros fariam a ti, o gosto deles pode não ser o mesmo" George Bernard Shaw, dramaturgo
  • "Sendo irlandês, tenho um permanente sentido de tragédia, o que me sustém durante os períodos de alegria" W B Yeats, poeta
  • "Formei um novo grupo chamado Alcoólicos Unânimes. Se não lhe apetecer uma bebida, telefone a um dos membros, que virá persuadi-lo" Richard Harris, actor  
Swan, Fermanagh Lakelands 
A história irlandesa é rica em mitos e lendas, desde os contos românticos sobre guerreiros à vida de antigos Santos até à sabedoria das Fadas, e os Mitos Celtas são o coração da Cultura Irlandesa. Alguns dos Contos mais famosos centram-se nas Crianças de Lir, que foram transformadas em cisnes pela madrasta, a grande guerreira Cú Chulainn. Um dos grandes heróis celtas, Finn McCool, ganhou sabedoria quando era jovem, ao provar o “salmão da sabedoria”, e que em adulto venceu os Gigantes.
Music session in a Dublin pub 
Os “Pubs” são o centro da Cultura Irlandesa e da vida social e cultural na Irlanda, não apenas locais para beber uma bebida. Num Pub Irlandês pode filosofar sobre o significado da vida, ponderar a politica global, ouvir poesia, acompanhar a batida de um instrumento de percussão, saborear uma dose de mexilhões ou simplesmente beber uma “Guiness” em frente de um fogo crepitante. Sente-se no bar se gostar de falar com os outros clientes ou aconchegue-se num dos antigos “reservados”, historicamente concebidos para as senhoras.

Curiosidade!
O Departamento de Folclore Irlandês da Universidade de Dublin tem registos de mais de 100.000 contos, mitos e lendas, a maior colecção do seu género no Mundo.


Fonte: http://www.discoverireland.com/br/about-ireland/culture/

10 comentários:

  1. O engraçado é que há muita influência na nossa cultura deles e maioria nem sabe disso... rs

    ResponderExcluir
  2. Espanha e Irlanda tem muito em comum, isso é traçado nos estudos de genética, temos também dentro dos mitos, a tribo de Milé (milesianos).

    Acredito que cada vez fique mais claro ao leitor, o que são tradições!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a cultura Irlandesa!

    ResponderExcluir
  4. Cultura e TRADIÇÃO andam juntas, não há o que confundir.

    ResponderExcluir
  5. São países reconhecidamente como países de identidade celta.

    ResponderExcluir
  6. É muito bom ler sobre para ter conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante, adoraria visitar esta coleção de contos, acho muito bom um povo valorizar a sua cultura.

    ResponderExcluir
  8. Irlanda é realmente um dos paises que mais mantem suas tradiçoes, suas raizes.

    ResponderExcluir
  9. Bem, da Espanha eu sou suspeita para falar porque lá é a minha segunda casa no mundo e a preservação de sua cultural, especialmente na galícia é algo inerente ao povo. Com a Irlanda não é diferente, tenho uma amiga que esteve há pouco tempo por lá e voltou me contando que alguém de uma das cidades onde ela passou, não me recordo onde agora, fez questão de apontar para uma montanha que é desde muito tempo associada a Dagda e contar apaixonadamente sobre a história local.

    ResponderExcluir
  10. O Povo Irlandês ostenta uma personalidade cultural forte, que de certa forma influencia e influenciou muitos dos países que estão ao redor, em suas culturas, crenças e política! []'s/Fr

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.