quinta-feira, 17 de março de 2011

Tudo o que você gostaria e deveria saber sobre Bruxaria Tradicional

Analisando o mundo virtual vimos mais uma entrevista sobre o que é bruxaria, e sobre o que é o tradicional.

Bruxaria é um rótulo generalista para designar um contexto de crenças tradicionais sobreviventes ao cristianismo, essa crença vai depender de sua regionalização, em qual povo europeu surgiu, para se dizer se é mais próxima da religião oficial (pré-cristã) ou se simplesmente é uma espiritualidade inerente a um determinado grupo de pessoas isolados geograficamente, ou não, longe de influências externas, neste caso ela se torna a religiosidade oficial do local.

É fato que essas crenças existiam nos diversos povos e com a posterior influência católica, tivemos os diversos sincretismos, até então isso é de consenso, esta na história, a não ser que tenhamos um achado arqueológico que diga o contrário, no momento é isso.


Sobre Tradição, também é fato, segue definição:

"Tradição (do latim: traditio, tradere = entregar; em grego, na acepção religiosa do termo, a expressão é paradosis παραδοσις) é a transmissão de práticas e valores transmitidos de geração a geração, o conjunto das crenças de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através dos tempos."

A partir disto é muito fácil analisar, para se ter um conhecimento passado de geração a geração tem que vir de algum lugar, é uma linha cronológica, então se parte de uma raiz até o final na linha, o que é muito obvio! Deve surgir num local, numa região, com um povo específico, com costumes e tradições próprias.

Quem não respeita tradição, tem uma visão cosmopolita, universal, entre outras, pode este se dizer ser alguém tradicional? Isso é válido para qualquer coisa, não apenas para crença.

Vamos a um outro ponto, temos visto diferentes pontos de vista sobre Igrejas, Templos, Associações e Conselhos, cada um tem sua visão de mundo e respeitamos tanto aos que aderem quanto aos que não se sentem à vontade de participar, porém a maioria dos magistas que temos notícias, estão envolvidos com alguma instituição religiosa, vamos citar o rótulo "ordem" ou "linha religiosa", geralmente são os mesmos críticos "filiados" que opinam negativamente, por exemplo, o termo conselho, mesmo que eles próprios já estejam participando de um aglomerado de pessoas com suas regras próprias, dogmas, regimentos, ou seja, uma crítica sem fundamento algum.

Querem outro fato interessante, dizem que onde se viu traçar uma lista de regras, de dogmas para Bruxaria Tradicional, logo em seguida, citam quatro coisas que um bruxo tradicional tem que cumprir; caros! Em todos os lugares existe um regimento próprio, um conjunto de “placas” que indicam um determinado caminho, é essa falta de bom senso ao criticar e visão de mundo que torna tudo mais complexo e sem sentido.

De tantos artigos chamando para "a razão" a cada dia que passa temos mais e mais discursos antagônicos dentro do que alguns entendem por Bruxaria Tradicional.

Mais dois fatos para refletirmos: "Um bruxo pode estudar qualquer sistema mágico", caros leitores, não precisa ser bruxo para fazer isso, qualquer magista pode, um umbandista pode estudar Catimbó, o que observamos com certa estranheza seja a necessidade de alguns de partirem para outros sistemas, pode ser curiosidade, mas sabemos que tais magistas, não receberam nenhum método de feitiçaria ancestral, e se receberam tem todo jeito de não funcionarem, por isso a necessidade de outros sistemas mágicos.

Bruxos Tradicionais podem ou não ser pagãos (?)

Refletimos que muitos tentam criar dispositivos baseados nas crenças pessoais para mudar algo que já surgiu muito antes deles terem nascido, se esta tudo tão errado, por que não iniciam a sua vertente magista de “bruxarias” baseada em sistemas tradicionais, nessa pode dizer ser satanista, que não precisa ser ancestral, qualquer um pode ser auto iniciado e fica tudo certo, é muito mais fácil e evita muitos constrangimentos.

Na semana conversamos com uma magista que colocava sobre o termo “base única” para alguns sistemas mágicos, incluindo a Bruxaria Tradicional; concordamos que temos uma crença ligada a magia, que muitas surgiram também na Europa e algumas outras sutilezas, porém somos favoráveis à fragmentação teológica, pois a bifurcação, como fator limitante e generalista, de crenças gera discussões desnecessárias, uns acreditam na Deusa, outros no Satã! Caros cada um tem que buscar a sua linha de crença de uma maneira verdadeira e específica, senão só teremos choques teológicos.

A Bruxaria Tradicional como concebemos é diferente do termo dado por Robert Cochrane, ele menciona Old Craft, ou seja, Arte Antiga e não Bruxaria Tradicional. O termo "Arte" é muito usado na maçonaria, pensamos até que seria de bom tom, não utilizar, pois cada caminho deve ter o seu modo mais direto e próprio de mencionar os atributos do seu caminho.

Queremos dizer também que muitos textos, colocam um monte de referências bibliográficas, assim dá a impressão de ter confiabilidade, mas tivemos o desgosto de ler alguns desses livros, então revejam esse material e sejam livres para pensar.

Pedimos encarecidamente aos futuros escritores, que se aprofundem ao falarem de Bruxaria Tradicional e que usem os termos corretos bem como melhorem suas traduções, caso contrário fazem um desserviço à crença e se igualam ao diversos que já estão nas prateleiras servindo de base para RPG.

9 comentários:

  1. Texto esclarecedor, pingos nos "IS", só falta desenhar que "A" é diferente de "B" e que "C" foi "inventado" depois. Os 3 são letras mas são unicos e diferentes! Replicando o texto.

    ResponderExcluir
  2. O problema é a desinformação, como sempre, o sujeito tem todo o direito de ser um esotérico, de ficar fuçando em quantos sistemas quiser, de ter a visão neo-age que quiser, mas não venham dizer que isso é bruxaria tradicional, pois isso só engana quem é novato na magia ou aborrecente e não tem experiência de vida, prefere ficar babando numa lider esquizotérica do que pensarem por si mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Bem explicativo o texto!
    "...falta de bom senso ao criticar e visão de mundo que torna tudo mais complexo e sem sentido" ótima frase.

    ResponderExcluir
  4. Quanta dificuldade em dar nome aos bois, não entendo essa necessidade de deturbar informações. Esse texto está tão mastigadinho que até uma criança conseguiria entender o que se pretende com ele.

    ResponderExcluir
  5. realmente, nós vemos como a desinformação ainda reina, mas isso não só em nível de magia, mas a nível de Brasil geral. É muito necessário que alguém comece a colocar a informação correta, parabéns pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
  6. Tudo que você gostaria de saber e um pouco mais!!! risos
    Conceitualmente os ensinamentos da bruxaria tradicional são muito claros, quem deturba estes fundamentos o que faz defendendo ou a própria ignorância ou interesses que não são voltados ao bem comum, na maioria das vezes absoluta, questões de ego ou intenção de comercializar o sagrado.

    ResponderExcluir
  7. chega dessas misturebas maconaria reik chakas catimbo e isso mesmo draco o problema é a desinformaçao .

    ResponderExcluir
  8. encrivel texto esclarece muita coisa

    ResponderExcluir
  9. Vamos fazer a nossa parte, para nós é motivação ver textos tão pequenos e conturbados em termos de filosofia, que aproveitamos a deixa e comentamos, colocamos o que diz o nosso caminho, é claro que estas pessoas, embora queiram ser bruxos tradicionais, usam apenas do nome e nada mais, é uma pena, para ser sincero eu tenho até dó, pois são tão perdidas e se envolvendo com coisas bem pesadas que eu já sei onde isso vai parar, provavelmente num pai de santo para fazer um limpeza com galinha preta! rsrsrsrs Mas tudo bem, vamos orientar quem quiser conhecer com verdade esse caminho, aos esquizotéricos so podemos lamentar, deixamos eles pensarem que são alguma coisa. Nossa rede esta internacional! é bom ter o trabalho reconhecido por gente séria e interessada!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.