segunda-feira, 8 de agosto de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL É RELIGIÃO OU OFÍCIO?

Esta questão foi abordada na primeira reunião de Conselheiros do CBT, de pronto tivemos pessoas a favor ao termo religião e também desfavoráveis, a questão ficou mais clara na medida em que foi exposto a origem do termo e as referências que temos sobre a palavra religião. Portanto vou colocar alguns itens para que possamos passar essas reflexões de uma maneira que todos possam chegar as suas conclusões.

A primeira delas é que Paganismo não é religião, temos visto muito se convencionar como religião, paganismo é um modo de vida, é uma estrutura conceitual que serve de base, de fundamento para muitas religiões.

A segunda é que não existem relatos de uma instituição de nome Bruxaria tal como conhecemos atualmente nos moldes da Igreja Católica, podemos voltar na história e ver uma estrutura que deu origem a igreja católica, que é a base religiosa romana.

Um terceiro argumento é sobre o tema OFÍCIO, a palavra ofício quer dizer trabalho; temos na história uma menção bem famosa chamada de Tribunal do Santo Ofício ou Santa Inquisição, portanto um trabalho que pode estar ligado às questões religiosas ou meramente as questões profissionais, muito embora as questões religiosas sejam características de religiões, e assim ligação direta com o termo sacerdotal.

Sabemos a dificuldade que é encontrarmos um modelo cabível as nossas práticas, portanto o modelo de religião como estrutura comunitária a nível organizacional é estável, um modelo administrativo muito coerente, lembrando que estamos refletindo como modelo estrutural, hierárquico e administrativo, com regras próprias (agora peguem esse modelo e comparem com as Ordens Ocultistas Iniciáticas e vejam quantas similaridades existem!). Pensem... Será que não estamos sendo muito críticos com o termo religião? A diferença é que algumas são oficializadas e gozam de todos os benefícios dados pelo Estado e outras não são reconhecidas meramente por limitação de Lei, com isso se tornam sendas, ordens, conselhos, confrarias, etc...

Ao falarmos de crença, existem duas teorias muito frágeis, uma seria a homogeneidade de culto da Bruxaria, algo que não se sustenta devido à diversidade de povos, com suas particularidades de crença e, portanto ficaríamos no fundamento pagão para que se possa traçar pontos comuns de crença. A outra seria do isolamento de crença e sua oposição a religião oficial como algo padrão.

Também não acreditamos em nenhuma das duas, visto que a espiritualidade encontrada na bruxaria, em sua origem, poderia em determinado local e tempo ser a religião oficial, ou ser um braço da religião oficial, ou até mesmo ser uma estrutura mais voltada a clãs, porém ainda assim ligada à religião oficial, não é possível sermos conclusivos na visão de oposição radical religiosa. Estamos nos referindo a períodos anteriores à dominação Cristã na Europa, pois a partir disso qualquer manifestação de crença que se encontrasse fora da Igreja Católica era objeto de heresia.

Na nossa visão podemos usar da palavra religião tendo em vista os significados que ela possui, vamos a eles:

Religião (do latim: "religio" que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar") é um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural, ou a relação dos seres humanos ao que eles consideram como, sagrado, espiritual ou divino.

Dentro do prestar culto a uma divindade, ou a relação com o sagrado é muito cabível na Bruxaria, dentro desse significado somos uma religião sim, fragmentada? Com certeza. Para nós do CBT que somos pagãos, temos uma base conceitual comum, tal como uma comparação teológica, existente no cristianismo e as diversas igrejas que possuem fé na base cristã, porém têm suas interpretações próprias, regimentos específicos, entre outros procedimentos característicos.

Bruxaria Tradicional é um ofício? Nós achamos que não por algo muito fácil de compreender, BT não é simplesmente trabalho, ela pode conter diversas manifestações enquanto crença, tal como acreditamos na sua espiritualidade específica.

Acreditar que bruxaria tal como oficio seria uma limitação, pois cairíamos na generalização de que todo bruxo vivesse de fazer feitiço é descartar qualquer outra opção de conduta, existem bruxos orientadores, filósofos, que trabalham com diversos aspectos do mundo, quantos de nós não conhecemos bruxos empresários que trabalham em outras áreas fora da magia? Eu conheço vários, que utilizam da espiritualidade da Bruxaria Tradicional para conquistarem seus objetivos profissionais.

Vou abordar mais alguns tópicos, enfatizo que a Bruxaria Tradicional não é sinônimo de Feitiçaria, a Feitiçaria é um atributo, pode ser apenas um trabalho (ofício) diante de muitas outras atividades ligadas ao agregado de crença.

Vamos falar novamente do Conselho de Bruxaria Tradicional, ele defende interesses APENAS DE AFILIADOS, e estas pessoas estão aqui por idealismo e não por necessidade, existem alguns motivos para não agruparmos mais grupos que são:

- Seu grupo não tem expressão pública, ou seja, não houve contato;
- Suas práticas e crenças não encontram afinidade/ reconhecimento dentro do CBT;
- Buscamos pessoas e grupos que agreguem nos projetos e ações sociais.

Sobre ganhos financeiros é lícito receber por serviços prestados, porém é ilícito quando estas práticas chegam a ser exploratórias no tocante ao termo curandeirismo e charlatanismo que constam no código penal brasileiro de 1942. Temos visto muito na mídia o termo "Pai e Mãe de Poste" que são anúncios colocados em postes e mídia impressa/ virtual do tipo "trago seu marido em 7 dias" entre outros temas ligados EXCLUSIVAMENTE ao termo Ofício como Feitiçaria, portanto nós não seguimos por esta conduta e preferimos o termo religião, tal como mencionado e esclarecido acima.

Sobre o termo SACERDOTE, acesse este texto para entender mais sobre o assunto, e poderá perceber que o termo esta ligado fortemente com o termo ofício religioso.


Espero ter criado mais parâmetros para que se analise o tema com maior profundidade.

Gratidão!

Ricardo DRaco
CLAN - Bruxaria Tradicional Ibero-Celta
Membro e Conselheiro do Conselho de Bruxaria Tradicional

6 comentários:

  1. Ótimo texto Draco, separa com a visão maçonica de oficio, logo se percebe que vocês tem conteúdo e uma proposta coesa, vejo tanta gente misturando feitiçaria com bruxaria que já virou carne de vaca.

    93/93

    ResponderExcluir
  2. Acredito que no próprio meio pagão a relutância em assumir a bruxaria, ou qualquer outra crença pagã, como religião é para que sempre se tenha a desculpa de se poder fazer livremente qualquer mistura de crenças, afinal, se ouve muito dizer que são filosofias porque soaria muito estranho alguém dizer que tem duas religiões(ou mais!!! eu já vi um bruxo maçon pai-de-santo que faltava só se dizer padre para completar a salada!rss), ao passo que denominando de outra forma...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom publicar novamente, tenho visto gente ainda com dúvidas sobre esta questão... tão simples: ofício = trabalho, sem maiores reflexões.

    ResponderExcluir
  4. Sim, quanto mais divulgarmos, mais discussões coesas sobre o assunto...até ficar claro para os verdadeiramente interessados.

    ResponderExcluir
  5. Continuemos com o nosso "ofício" em desmistificar as falácias e firmar conceitos! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Realmente é necessário divulgar e fazer as pessoas pensarem pois ainda tem gente que acha "bacana" a bruxaria ser marginalizada

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.