quinta-feira, 18 de agosto de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Nascimento da Bruxaria

Temos colocado em nosso blog pesquisas que vão além de autores contemporâneos, deste século, como da era moderna (Sec. XVI), porém existe confusão ao termo modernismo, ele não implica na data de criação dos livros ou menciona a data de nascimento dos autores, por assim dizer, todos nós vivemos em uma Era Contemporânea (Sec. XXI), o que se coloca é a visão, o enfoque do estudo e se ele é conservador ou liberal. Dizemos por conservadores, àqueles praticantes que não são ecléticos, que buscam manter as tradições da terra/ raiz, que preservam o conhecimento de origem, que focam na Era Antiga, no politeísmo histórico, a esses estudos/ práticas chamamos de tradicionais, aos liberais ou de forma comum modernistas, são aqueles que não prezam por uma visão conservadora, seguem por um ecletismo baseado na diversidade esotérica, buscando na leitura autores magistas para criarem um conjunto de práticas sem a necessidade de união de crença, de linha ancestral/ regional, portanto um segmento individualista e sem um caminho específico. Exemplo do ecletismo: Andrew D. Chumbley (Seu trabalho mágico, trouxe as influências do Sufismo, Tantra, Chöd e Cristianismo!)

Algumas obras literárias de historiadores refletem o período medieval como base de estudos, esta facilidade em adquirir materiais é justamente por se tratar de um período em que o clero católico e a elite são letrados, com isso houve a expansão do termo "bruxariaS", entretanto fugindo ao contexto religioso pré-cristão, indo de encontro às necessidades cristãs, do poder de ampliação da igreja, devastando qualquer crença contrária a sua doutrina (Ex: Tribunal do Santo Ofício).

Fica muito claro estas questões a quem se preocupa em estudar história e teologia, pois como sabemos até hoje existem movimentos missionários invadindo sociedades tribais, sociedades estas que encontram crenças tradicionais e por vezes milenares.

A Bruxaria nasceu da religiosidade nativa européia, com toda a veracidade nos cultos pré-cristãos, pois a partir da era medieval acabou por se distorcer simploriamente para "atos/ crenças maléficas" surgindo assim grande influência do maniqueísmo, a luta entre Deus e o Diabo, o Bem contra o Mal e todas as questões e princípios que bruxos e bruxos tradicionalistas não possuem devido a usufruírem de uma religiosidade mais fluídica e natural.
 
Para quem desejar conhecer mais sobre a etimologia do nome bruxaria, poderá ler este texto: ACESSE!


Cordialmente,

Conselho de Bruxaria Tradicional
http://www.bruxariatradicional.com.BR

5 comentários:

  1. Pensando....
    Será que essa salada muito mista, não ocorre tb pela infeliz "tradição" do ser humano precisar de cabresto pra viver e sempre ter alguém de fora ditando o que é e o que não é?

    Explico: se nas religiões onde se tem um poder centralizado na figura de um único ou em alguns sacerdotes já é o samba do deus me livre, imagina onde se tem um campo "aberto" de possibilidades como a Bruxaria. Ai é que cria aquela "vala" que vc sempre diz, que pode se jogar de tudo (vela pra caboclo, magnetizada com pêndulo, em cima de uma placa de SCAP, com gotinhas de floral e pó das fadas com uma oração pra budah!.

    O povo confunde "liberdade" com "libertinagem".

    Se por um lado a centralização unifica, ela tende a ser ditatorial, pois pelo o que o ser humano demonstra não está pronto conduzir sem escravizar, por outro a liberdade (no sentido de fluidez) dá vazão para o que se apresenta, essa "feira" (as vezes literalmente) es/xotérica.

    Se a bruxaria tivesse um "papa", talvez organizaria, mas ao mesmo tempo a muito não seria bruxaria. ou seja, é uma faca de dois gumes.

    Falta de bom senso.
    Falta de educação, no sentido de estudo e por vezes de boas maneiras.
    Muito achismo.
    Muito querendo dizer o que é certo e errado (e esse "certo", sempre é na visão de uma "pessoa" obrigando os outros a achar o mesmo).

    A bruxaria, no coletivo é básica e conceitualizada.
    A bruxaria, no particular, é ampla em posibilidades.

    Ela NOS é em cima desses conceitos e caracteristicas.
    Ela ME é "nessas" possibilidades.

    Une nos conceitos e expande no individuo.

    SSSSSSsssss.....

    ps: conceito não se discute... podemos discutir a aplicação dele. Não se cria conceitos, se embasa neles.

    ResponderExcluir
  2. Serpente vou resumir em falta de discernimento, falta de conhecimento e o problema do analfabetismo funcional... o sujeito lê um livro e consegue distorcer e sintetizar coisas totalmente fora do que o autor colocou. Tem gente que acha que o periodo medieval foi um periodo de ouro! Sei lá... Tem tantas coisas a se analisar não é mesmo? Gente que gasta tempo com coisas tão tolas e acha que caminha por um caminho sábio, que se sente ofendida por alguem colocar conhecimento diferente do que possui, eu apenas acho engraçado essa gente confusa e destemperada, tentando a todo custo provar algo que não é, dar novos sinônimos a palavras, ofender o moderno sendo que suas bases são modernas, coisa de gente que não pensa e não reflete. A História esta ai, espero que nossos textos abra a visão de muitos, não para aceitarem o que dizemos, mas para poderem chegar as suas próprias conclusões!

    ResponderExcluir
  3. O que muito me espanta é que as pessoas não se deem conta que uma linha de crença, uma religião, como é a bruxaria, não se norteia pela opinião de um autor ou outro e menos ainda se norteia pela visão de uma outra religião, como acontece quando se tenta entender bruxaria tomando a época medieval por base, onde a igreja católica por "bruxarias" denominava qualquer coisa que fora diferente de suas crenças e a enquadrava como algo maléfico.
    Voltar o seu olhar para a origem e para a essência é muito mais coerente.
    Não há tanto oque se discutir, bruxaria tem sua base muito clara, misturar com qualquer outra coisa é descaracterizar, é ser "moderno", "eclético" e não tradicional.

    ResponderExcluir
  4. Por um lado temos a ignorância, o preferir adotar como realidade uma estorinha contada na internet. Por outro lado temos os espertos que criam as estórias para tirar proveito, quase sempre financeiro. O pior é que estes últimos buscam embasamento em conceitos que não servem historicamente como base para a Bruxaria Tradicional e distorcem de tal fora a lhes servirem aos propósitos. E os primeiros, os tolos? Apenas massa de manobra. Que vergonha!!!!

    ResponderExcluir
  5. O que me irrita e preocupa, é que as pessoas além de não conseguir discernir pelo que é correto ou não na questão história... não aceita idéias contrárias as suas... como se a sua verdade fosse absoluta, isso é ser "quadrado" demais....
    E o respeito ao próximo onde fica, ninguém é obrigado a pensar igual... a seguir as mesmas crenças e caminho... por que cada um não cuida do seu, sem ter que agredir aos outros. O que querem provar?? Alguns se prendem mais em denegrir o trabalho alheio, do que se empenhar em seu próprio... e sinceramente, não sei o que isso atribui aos responsáveis... Seria afago ao ego? Sensação de poder?? Já sabemos o que essas coisas nos causam não é???

    Então mais uma vez... pra que td isso???

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.