quinta-feira, 12 de maio de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Sacerdócio nas Crenças Tradicionais

Sacerdote em posição de oração - Museu do Louvre.

Um tema polêmico e mal interpretado, a questão é saber o que significa sacerdócio, qual a função e qual o entendimento apresentado para com as comunidades.

A melhor maneira é saber de onde surgiu a palavra; voltamos a origem no latim, sendo assim a palavra sacerdócio (sacer + dotis) tem o significado de (sagrado + dom), portanto é alguém que possui um dom/ talento para lidar com o sagrado, são pessoas que possuem responsabilidades e executam cerimônias religiosas. E o que seriam essas cerimônias? São ritos, cultos, transmissão de conhecimento e serviços ligados a crença.

Dependendo da senda/ religião haverá alguns requisitos específicos, comprometimentos e determinados votos.

O sacerdócio é hierarquico e necessita de liderança, com deveres, vestuário, ritos e forma de transmissão do trabalho sacerdotal. A transmissão pode através de castas, hereditário ou eletiva.

Tendo isso em vista, cada um reflita se suas práticas e crenças compatibilizam com o significado do termo.


Cordialmente,


5 comentários:

  1. É interessante observar o significado dessas palavras para as pessoas deixarem de idolatrarem alguém apenas por um causa de um título.

    ResponderExcluir
  2. qual a maior dificuldade pra vc no sacerdócio??
    vale a pena??

    ResponderExcluir
  3. Sem falar que para boa parte das pessoas a figura do mestre, do sacerdote é a figura de quem vai te dizer o que você deve ou não fazer e com isto irá arrumar a sua vida.

    Para elas é muito difícil entendê-lo como um orientador e saber que as escolhas e suas consequências são sempre responsabilidades individuais e o senhor da sua vida, em qualquer circunstância, continua sendo você.

    ResponderExcluir
  4. O sacerdote nos dá avisos de um caminho.. asm o caminho, os passos a motivação e tudo que envolve são nossos...cabe a nós a ler e aceitar esses avisos do caminho dado ao sacerdocio ou não... O problema é quando confundem o sacerdote com o o homem que tb tem seu caminho, ou pior, quando vira que nemc arolas a espera de instrução sem lutar por vc mesmo em seu caminho. O sacerdote não irá caminhar por vc em seu caminho.. vc caminha por vc, e ele, o sacerdote, te guia.

    ResponderExcluir
  5. Vale a pena citar que Sacerdote nao è um Deus, e mesmo que voce seja pagao nao è obrigado a ser um!

    Isso è uma coisa que passa muito pela cabeça das pessoas.
    Uma coisa è voce ter respeito por um Sacerdote, por tudo aquilo que ele aprendeu, pela sabedoria de seus passos; outra coisa é voce ele como um Deus!

    Meu modo de pensar =)

    ResponderExcluir