segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SIGNIFICADO DAS PALAVRAS - Bruxo, Mago, Feiticeiro




Quais são as fontes para pesquisa? A primeira poderia vir do Latim.
O latim é uma antiga língua indo-européia do ramo itálico originalmente falada no Lácio, à região do entorno de Roma. Foi amplamente difundida, especialmente na Europa, como a língua oficial da República Romana, do Império Romano e, após a conversão deste último ao cristianismo, da Igreja Católica.

Outra hipótese é a busca fora do latim, em outras línguas, como os primeiros escritos citando a forma etimológica da palavra.

Não dá para se basear no dicionário Michaelis ou Aurélio, visto que algumas palavras sofreram distorção no tramitar do tempo.

Um exemplo disso é a palavra Bruxaria, que é anterior ao período romano na Ibéria, ou seja, a palavra bruxa, bruja como outras foram indexadas ao latim naquelas regiões e chegaram até as línguas portuguesa e espanhola.

Portanto o termo bruxo tem um significado bem diferente constituído pela Igreja Católica, na idade medieval esta sobre a influência cristã, onde qualquer religião, qualquer seita, qualquer espiritualidade era tida como influência diabólica, portanto uma marginalização em massa, se pensarmos assim, teremos o judaísmo como bruxaria, teremos o luteranismo (movimento protestante) como bruxaria, temos um monte de outras crenças alternativas, inclusive o movimento anti-cristão (satanismo).

Não concordamos com o termo bruxaria nesta fase histórica completamente obscura, tanto socialmente como religiosamente falando, pois o diabo nem entra em nossas crenças, esta visão distorcida cabe para quem estuda e pratica magia do período medieval e moderno e nem pode ser considerada como Bruxaria (termo para senda) e sim como um agregado de crenças e feitiçarias subjugadas pela Igreja Católica "bruxarias" - feitiçaria maléfica e marginalizada.

Então o grande problema, que a língua portuguesa traz, por ser uma das mais complexas línguas do mundo, é essa dubialidade, essas "corruptelas" da palavra e do sentido que tornam nossa comunicação tão confusa, promovendo guerrinhas tolas e sem sentido.

Hoje vejo até gente da Umbanda falando que faz "bruxarias" com o significado de feitiçaria obscura, que o Exu dela faz "bruxarias". Para quem busca por raiz sabe que isso em nada tem haver com Bruxaria em essência.

Sobre a palavra "mago"
 Mago: “1. Antigo sacerdote zoroástrico, origem  persa. 2 Astrólogo; adivinho; 3) Homem que pratica magia; 4) Cada um dos três reis que foram a Belém adorar o menino Jesus; 5) significado de maestria”;

Aqui já vi até variação de palavras provém da Língua Persa, magus ou magi, que significa sábio. Da palavra "magi" também surgiram outras tais como "magister", "magista", "magistério", "magistral", "magno", etc.

Mas de forma algum vem do latim "Maleficus" que derivado Maléfico.

Outra fonte:
É comum atribuir a vasta região da Mesopotâmia como a origem dos magos, porque as suas atividades têm muito a ver com a astrologia. A magia praticada pelos magos proliferou a partir do período de domínio persa (537-330 anos antes de Cristo). Os judeus que estiveram exilados naquela região (597-539 a.C.) receberam essa influência, e, ao retornarem, certamente trouxeram a prática da magia e adivinhação para Israel. O livro Atos dos Apóstolos registra a conversão de muitos magos (At 13,6-8; 19,13-19).

É significativo mencionar que o evangelista Mateus registrou a presença de reis magos no evento do nascimento de Jesus, na cidade de Belém. O Evangelho de Mateus não menciona a quantidade, mas a tradição cristã afirma serem três "reis magos", supondo que cada um trazia uma espécie de presente: ouro, incenso e mirra (Mt 2,1-12). Ao mencionar a presença dos reis magos, no nascimento de Jesus, o evangelista queria afirmar a universalidade da mensagem pregada por Jesus Cristo. A manifestação do interesse dos magos do Oriente pelo nascimento de Jesus é completada pelo registro da conversão de pessoas vindas de todos os cantos da terra.

Agora sobre o termo feiticeiro:
1. Aquele que faz feitiço

Quem faz feitiço?
Bruxos, Magos, Umbandistas, Candomblecistas, Catimbozeiros, etc... 

O que são feitiços - Emprego sortilégio, encantamento, procedimento mágicos.
O objetivo é interferir no estado mental, astral, físico e/ou na percepção que outra pessoa tem da realidade. Um feitiço pode ser benéfico, inofensivo ou maligno, no último caso, um exemplo é uma Maldição. Um feitiço pode ser feito através de rituais, utilizando-se de amuletos, palavras mágicas, poções, etc.

Abraços Fraternos,
Ricardo DRaco 

7 comentários:

  1. Já li vários livros q tratam da bruxaria no período da Idade Média, obviamente que a maioria se remete a críticas a visão cristâ q tranformou a religião pagã em satânica. Como poderia ser satânica já que pagãos não reconhecem essa entidade? Vai entender esses cristãos demoníacos! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Etimologia e Semântica, duas coisas que se fossem chegadas poupariam muitas bobagens que são ditas sobre bruxos e sobre bruxaria

    ResponderExcluir
  3. a distinção dessas 3 palavras (bruxo, mago e feiticeiro) era uma das perguntas que eu iria fazer.. nunca tinha entendido bem a diferenciação... agora está ok!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a distinção, as pessoas podem, a partir disso, entender melhor que qualquer esotérico não é um bruxo.

    ResponderExcluir
  5. Existem muitos estigmas sobre as práticas não cristãs ou "pagãs". É bastante importante trazer informações para o público. Parabéns e grande "cineabraço musicanimado", Marcos Blasques @marcpbb

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por mais um ótimo artigo, me tiraram várias dúvidas sobre o tema. Acho importante salientar mesmo que a demonização da religião pagã foi um "golpe de marketing" da igreja católica que durou séculos. Todo mundo faz isso durante a história, todos pelo menos que quiseram manipular massa sempre se colocam no lugar de salvadores e os inimigos no lugar da perdição. Minha conclusão com isso me faz pensar que esse é um problema da sociedade como um todo, mesmo bruxos(as) fazem em essência a mesma coisa. Também sobre o final no caso dos feiticeiros, pessoalmente salientaria que nem mesmo em feitiços as coisas são puramente "preto e branco" algo considerado pelo bruxo(a) uma benção, principalmente pelos novos pode ser uma maldição para o alvo. Rezar pela salvação de alguém pode ser a perdição do próximo ( Sei que o artigo não foi escrito com esse enfoque, mas acho útil sempre tocar nesse ponto). Obrigado novamente!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pela explicacao, bom texto bem resumido.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.