quarta-feira, 16 de março de 2011

Fiz minha iniciação e agora?

Para alguns essa pergunta nunca seria levada à tona, pois uma iniciação passa a ser apenas mais um título que fica na bolsinha esotérica, junto do horóscopo e de tantas outras lembranças.

E agora? Isso vai depender de sua visão sobre o que é uma iniciação, pode ser o devido reconhecimento por uma bela caminhada, com dificuldades e lutas principalmente nos primeiros estágios que é uma busca por quem você realmente é, trabalhando suas crenças, seus traumas, sua visão e limitação, aqui eu diria que é um momento de reflexão, de entendimento por tudo o que se andou, por tudo o que se percorreu, é o momento de fazer a devida analise, fazer os cálculos e traçar o rumo para uma nova peregrinação.

Para quem acredita que uma iniciação lhe promove dons especiais, que sua vida vai melhorar e terá dinheiro, amor e todo tipo de alegria, lamento dizer, mas isso não acontece sem o diário aperfeiçoamento do estado de viver bem e melhor, você ainda sentirá a dor, o medo, o lamento, terá que caminhar, aprender e vivenciar, será que todas essas expectativas foram geradas por quem te iniciou? Ou foi você mesmo que acreditou nisso diante dos contos milagrosos dito por alguns expoentes do mundo cinematográfico?

Lembro de uma vez que me indagaram sobre isso, o que uma iniciação traria, disse que quanto mais próximo do caminho dos deuses, mais deuses seriam; o fato é que a natureza não dá saltos, temos que a cada momento sermos mais e mais sábios e vivenciarmos o maior número de ações, nosso padrão vibratório não irá mudar, somente por que alguém que te iniciou desejou, ele até certo tempo pode trazer algumas influências, mas cabe a você ter uma visão diferente daquela na qual você chegou.

Geralmente as pessoas estão tão preocupadas com seus mestres, ou melhor, com os outros, que chegam a ser incapazes de se auto-analisarem, chamamos isso de miopia mística, alguns pensam que quanto mais antigo é o tal caminho, o tal templo, a tal ordem, isso o fará melhor, esta ilusão deve ser quebrada!

Hoje vejo tantos jovens falando de “Ordens Iniciáticas” com belos nomes em latim, se atestando que é antigo ou que é jovem, mas deriva do antigo, que tem permissão para o culto, que é oficial, e tantas coisas sem sentido, a não ser a limitação espiritualista baseada nas muletas das “imaginárias certificações holísticas”.

Comentando, com um aprendiz, disse o que digo sempre, que se o sujeito tem que se respaldar no nome de alguém, é por que sua filosofia/ caminho não tem estrutura em ser plena sozinha. O melhor caminho, a meu ver logicamente, é aquele que te inspira por boas paisagens, o que te torna melhor, mais amplo, mais verdadeiro. E francamente tenho visto muita gente tentando imitar os meus passos quando na verdade deveria parar de pisar nas minhas pegadas e escutar o que eu digo, ou caso tenha esse interesse em aprender tanto sobre minhas crenças, é simples, é só pedir, adoro compartilhar, a peregrinação não é um caminho dos ditos “segredos ocultos” e sim um ato filantrópico de partilhar.
A melhor peregrinação esta na alma, esta na marca que ela causa ao caminhar pela arte da vida, coisa que nenhum ser imaginário vá te marcar, tal como se marca um gado!

Percebo que tanta gente tem vontade de ensinar, e isto é bom, vejo tantos buscando caminhar em caminhos tradicionais, o que realmente falta, seria a humildade de entenderem que esse caminho não pertence a alguém, o caminho é dado para quem sabe caminhar por ele, conhecer suas paisagens, falar sobre as “tradições da antiguidade” esta muito além de suas crenças, e geralmente esquecem desse agregado, e sentimos ser uma pena, pois se satisfazem bebendo em copinhos de plástico enquanto poderiam mergulhar profundamente sobre essas águas tão vastas e enriquecedoras.

 Autor: Ricardo DRaco

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Hum...bom, muito bom...
    Em minha recente iniciação, parei para pensar no que mudaria. Cheguei a perguntar para iniciados mais antigos o que eles viram de diferença e o que muda. Na minha opinião não muda e sim continua... e continua exatamente isso a "mudar". Mas essa mudança é sua e por e para você. Percebi, mesmo que a dez dias da iniciação que faz diferença, mas pq eu percebi isso. A diferença é que você vai se maturando e tendo mais firmeza no seu caminhar, responsabilidade, escolha... "Cada pé a diante em seu caminho é uma mudança, pelo menos de lugar" ... assim.. dentre outras coisas...rs

    ResponderExcluir
  3. blog maravilhosooo,amei parabéns^^

    ResponderExcluir
  4. Caminhar com seus próprios pés, algo que só você pode fazer por si mesmo

    ResponderExcluir
  5. "A melhor peregrinação esta na alma..."
    Ótimo texto, adorei!

    ResponderExcluir
  6. "O conhecimento é como a água de um rio, adquire quem banha-se nele". Lendo esse texto lembrei dessa frase que ouvi de uma erva muito sábia enquanto em pensava sobre a nova roda que se inicia na minha peregrinação.

    ResponderExcluir
  7. Caminhos iluminados para voce. Adorei o texto. Ser um iniciado é aprender a observar os detalhes. Saber agradecer mais e pedir menos.Saber OUVIR, OUSAR E CALAR.

    ResponderExcluir
  8. Cada um com sua vivência é capaz de traçar o melhor caminho, uma iniciação é pra mim, apenas um start para algo a mais... Seria o momento de reflexão e entendimento do quanto vc trilhou nesse tempo e de td que absorveu e deixou pra trás que hj não te serve mais... é o momento em que vc olha no espelho e ve quem vc foi, quem vc é.. e oque vc pode vir a ser se permitir...

    ResponderExcluir
  9. Grato a todos que visitam o nosso site, é o que acontece com quem se inicia por uma busca de títulos, depois com um super currículo, alguem faz uma pergunta ou questionamento e o sujeito não sabe responder, por pura falta de reflexão, perdem anos da vida e a unica coisa que fazem é dizer "Não posso revelar as coisas que aprendi" baita falta de vergonha na cara! Até quando essa hipocrisia vai continuar, façam da sua espiritualidade um caminho digno e sincero, gente prepotente acaba sendo ignorada pelos homens e pelos deuses.

    ResponderExcluir
  10. Perfeito! Ótimo ponto de vista. Não vejo a iniciação como algo fundamental, e sim como um marco... Um ponto de referência para que você possa olhar para trás e para a frente, e de acordo com o que passou e com o que almeja, estudar a melhor forma de prosseguir. Somos eternos iniciados e "iniciandos", iniciamos sempre, sempre que resolvemos parar, pensar, mudar e tornar a seguir em frente! estes marcos funcionam como uma régua, nos dão uma medida progressiva e sempre ascendente do quanto temos empregado de nosso intento para chegar mais longe. []'s/Fr

    ResponderExcluir
  11. Para mim, cada iniciação é um novo começo. Cada etapa precisamos aperfeiçoar mais e mais...
    Cada estágio que ultrapassamos é com responsabilidade e trabalho, o mais difícil é trabalhar a nós mesmos.
    Vencer nossas limitações, fraquezas, medos, que as vzs. escondemos até de nós mesmos.
    Mestre, gratidão por suas orientações.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.