Shabat (do hebraico שבת, shabāt; shabos ou shabes na pronúncia asquenazita {judeus da europa central e oriental} "descanso/inatividade"), também grafado como sabá ou sabat, é o nome dado ao dia de descanso semanal no judaísmo, simbolizando o sétimo dia em Gênesis, após os seis dias de Criação. Raiz da palavramente sábado.
As atividades proibidas no Shabat derivam de trinta e nove ações básicas (melachot, livremente traduzido como "trabalhos") que são descritas pelo Talmud a partir de fontes bíblicas.
O sentido da palavra pode ser entendido também como "cessação do trabalho" ao invés de "descanso".
A palavra vem sendo utilizada no neo-paganismo como base para a palavra Sabbat
Os oito Sabbats, celebrados a cada ano pelos wiccanos se originam nos rituais que celebram a passagem do ano de acordo com as estações e equinócios e solstícios. Os Sabbats, também conhecidos como a "A Roda do Ano", e são rituais que fazem referência a mitologia.
Outra ligação com a etimologia da palavra, podemos encontrar em Sabbatai Zevi (em hebraico שַׁבְּתַי צְבִי), também conhecido como Shabtai Tzvi que foi um rabino e cabalista que alegava ser o longamente esperado Messias. Foi o fundador da seita judaica dos sabatianos.
Cordialmente,
Conselho de Bruxaria Tradicional
Gente.. e em que ponto juntaram "lé" com "cré" e acreditaram nisso? É o samba do afrodescendente portador de necessidades mentais especiais ditando moda! Acreditem no que quiser...mas não deturpenm fatos e conceitos...! òtimo blog para acabar com maluquices.
ResponderExcluirEssa informação era-me desconhecida. É muito bom ter onde encontrar informações legais, como essa.
ResponderExcluirCBT é CULTURA, CONHECIMENTO e TRADICIONALIDADE!
ResponderExcluirEssa eu já sabia, desde de criancinha..rsss
ResponderExcluirálém do bom sábado o único sabá que gosto é a antiga banda de ozzy osbourne rsrsrs, de resto.... eu pulo!
ResponderExcluirpoisé gente, cultura é cultura , não tem nem o que falar, muito bom.
ResponderExcluir