segunda-feira, 28 de março de 2011

Hereditário na Bruxaria Familiar

Iremos colocar nosso ponto de vista com relação ao termo hereditário, primeiro vamos à origem etimológica:

hereditário
(latim hereditarius, -a, -um, relativo à herança, recebido por herança)
adj.
1. Que se recebe ou se transmite por herança.
2. Que vem dos pais, dos antepassados.
3. Biol. Que se transmite por via genética (ex.: doença hereditária).

Um texto interessante sobre hereditário, tal como os ingleses analisam a questão:

Observamos também o termo hereditário; também percebemos que alguns grupos de outros continentes tentam esclarecer, assim como nós em terras brasileiras,
“Nos últimos anos tem havido um uso exagerado do termo bruxo hereditário "Hedgewitch" para se referir a muitas coisas diferentes. Como nota adicional, existem muitas pessoas que atualmente usam do termo para se referir a um bruxo solitário. O termo se tornou popular na cultura neo-pagã pelo autor Rae Beth em 1992. “


O termo hereditário tem muita ênfase para nos quando nos referimos a Bruxaria Familiar, que são aquelas famílias que mantém uma espiritualidade diferenciada na Europa, trazendo um conhecimento que possamos trilhar e chegar aos povos que de forma hereditária forneceram herança cultural e espiritual, assim como também geneticamente.

Existem grupos de Bruxaria Tradicional que possuem membros hereditários, porém a hereditariedade dita como o tal “sangue de bruxo” só acontece através de laços familiares (genética).

Outro fator que deve ser avaliado é a questão do conhecimento dessas famílias, temos visto a apresentação do título, entretanto, por diversas vezes não temos visto nenhum conhecimento além do que já encontramos em sistemas mágicos amplamente divulgados pela mídia, sobrando apenas arrogância e titularidades que não se sustentam.

Algo que também deve ser analisado é o termo "Peregrinação", uma peregrinação, para nós, é o ato de se caminhar por uma trilha espiritual, senão existe trilha (vínculo com espiritualidade) apenas uma junção de práticas mágicas, chamadas de “bruxarias” então essa peregrinação é inexistente. Podemos citar o Caminho de Santiago, ninguem faz o caminho sagrado sem uma busca espiritual, o que é muito obvio.

Atualmente, vemos tantas pessoas rindo a toa, perdidas em antagonismos, sem um caminho sério para seguir, a não ser criar dispositivos do tipo peneira e carregar seus títulos conquistados através do pagamento de diversas ordens iniciáticas, pagando em dólar. No final das contas isso é realmente importante?

Tenho visto um monte de dispositivos para tentar se auto enganar, esta ali no dicionário, simples assim, não precisa consultar um grimório antigo e nem se perder em livros da Madras, esta na cara, e mesmo assim as pessoas insistem em não ver, mas isso é comum para quem gosta de perder tempo.

Para nós, um hereditário é medido pelo conhecimento que ele traz de sua família, ser iniciado em uma organização não quer dizer hereditário, e sim iniciado, aceito. Mas isto é uma questão de darmos sentido as palavras, se o termo hereditário é aquele que herda, então todos que estudam e recebem conhecimento são hereditários e sendo assim, teremos mais generalizações confusas que não esclarecem e não criam uma boa comunicação, imaginem crer que todo cristão é hereditário de Jesus Cristo! que baita confusão.

Devemos entender que tradicionalidade, traz um certo conservadorismo, é comum, e quanto mais fundo formos nas questões de cultura raiz, mais teremos que entender os processos antropológicos e teológicos existentes, onde realmente beberemos da riqueza nativa, um campo interessante para estudos de crença.

Agora querem rir, eu acho muito cômico um sujeito brancão com charuto cubano cultuando voodoo ao invés de ir a fundo na raiz espiritual de sua família, reconstruindo, preservando, preocupado com o direcionamento que possa dar aos seus descendentes e agregados, acho isso problemático!

Nós do Conselho de Bruxaria Tradicional somos bem claros em nossa proposta, não reconhecemos isso como crenças pré-cristãs européias e muito menos tradições daquele continente. Realmente lamentamos se as pessoas estão em busca da "Old Craft", Bruxaria Tradicional é uma das diversas Crenças Nativas, tal como o tema Feitiçaria esta em outras tantas religiões, portanto não reconhecemos os movimentos dissidentes da Wicca como Bruxaria Tradicional como também entendemos que os movimentos magistas nascidos na década de 60 buscam de alguma maneira encontrar legitimidade de crença.

 Cordialmente,

7 comentários:

  1. Além do que uma linha de sangue vale de que se o conhecimento, que é o que te torna um bruxo, não te for passado. Lembro-me do meu primeiro ritual, onde o mestre dizia, de uma forma bem simples e objetiva, como tudo na bruxaria "não é porque você vem de uma família de pasteleiros que já nasce sabendo fazer pastel"
    Aprendizado não vem por osmose! o fato é que tem muito preguiçoso que busca apenas pompa que se usa do argumento de ser hereditário para não ser questionado nas asneiras sem sentido que faz.

    ResponderExcluir
  2. Pensando do cocneito de hereditariedade, o que me diz de ser hereditário de uma figura "histórica" sem comprovação de sua existência? Fica ainda mais enrolada a questão! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Acontece, Ricardo, que você não conhece a família dele. E se ele for neto de negros?
    E Bruxaria Tradicional é mais do que crenças pré-européias.
    O que você está fazendo com esse texto apenas está te dando uma péssima impressão.

    ResponderExcluir
  4. Um ótimo texto como sempre...
    O engraçado aqui é que as pessoas se dão ao trabalho de entrar no blog sobre BT e ainda tem a pequenez de querer discutir conceitos, e ainda se dão ao trabalho de se prender a um trecho a uma imagem...rs

    ResponderExcluir
  5. Vamos as questões de nossos leitores.
    Primeiro ao Fernando, caro coleguinha, se vc tem dúvidas nós respondemos, dúvidas sobre espiritualidade, dúvidas pessoais sou muito seleto nas minhas amizades.
    Com relação a Hedgewitch, ou melhor o termo "Hedge" que dizer "ser vago" ou "safar-se" então é melhor estudar direitinho o que cada palavra significa ao invés de já aderir a uma, pois "ser vago + bruxo (witch) é justamento o que mais temos encontrado, bruxos vazios...
    Com relação a foto, isso foi uma brincadeira, pois o que tenho visto é muita gente brincando, tirando seu sarrinho, criticando sem base, desrespeitando, né Fernando? Então nós também gostamos de brincar, e olha temos visto cada coisa, que muito morto poderia rolar na tumba.

    Sobre a foto, foi uma montagem, essa pessoa não existe, se houver alguem com uma foto igual essa, que seja real, retiro com meus pedidos de desculpa, seria uma coincidência, até pq. seria muito bizarro ter alguem que fizesse isso não? e ainda defendesse que o tal procedimento seria Bruxaria Tradicional, se a foto já choca imagina algo real.
    Agradeço os seus cuidados com o lance advocatício, minha família tem muitos advogados, além do mais exponho o que acredito de modo muito simples e direto. Pode continuar a escrever, mas seja mais educado, vejo que vc tem muitas dúvidas conceituais. Sobre o CBT, não estamos preocupados com luciferianos, maçons, etc... para isso já existem uma ordens e instituições que já faz este trabalho.
    Grato!

    ResponderExcluir
  6. Ao leitor Beto.

    Beto a nossa intenção não é unir pessoas de forma geral, a ONG Árvore Sagrada sim, mas estamos realmente focados em nossa linha de crença, é por isso que defendemos alguns parametros para não virar esquizoterismo.

    Bruxaria Tradicional é um agregado cultural européu e pode estar em outros paises devido a migração desta crença específica, não estamos dizendo com isso, que todos os grupos de Bruxaria Tradicional trabalhem com o mesmo panteão, ou que tenham a mesma estrutura física, mas é bem diferente de fazer mesclas de outras religiões, desrespeitando até mesmo essas religiões de origem africana, afinal ninguem gosta de ver seu culto tendo outro nome, por isso o respeito a identidade religiosa/ cultural. Aqui no CBT, nos respeitamos essas crenças e temos um caminho que nos dá identidade, temos aprendido também a não mais mencionar os termos "Old Craft" pois tem vários significados, como também "witchcraft" pois virou significado de feitiçaria, algo muito abrangente também.

    É apenas isso Beto, temos também evitado discussões tolas sobre o que é antigo, visto que a maioria não consegue entender o que é época medieval de moderna, dai fica muito complicado.

    Beto, agradeço pelos seus comentários.

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto, uma questão bem pertinente encontrada hoje em dia. Uma coisa é a pessoa escolher a ramificação da bruxaria que se identificou... outra coisa é a pessoa escolher uma que não lhe diga muito respeito, principalmente a hereditária (que não é de sua ascendência) e tentar seguir.
    A Bruxaria hereditária, como o nome diz, é passada de geração à geração. Pode-se até conseguir ser "adotado" na tradição hereditária de alguma família, mas isso vem como uma indicação por uma consideração especial pela pessoa, não vem da escolha de quem quer entrar na tradição. Analisando a imagem deste ponto de vista, eu concordo com o Draco. Hereditário não significa "genético". Significa que foi herdado, por algum caminho, do antecessor, que também não precisa ser direto, como pai ou mãe. Sou tataraneto de um xamã, mas em ligação direta, nenhuma ascendência minha até ele seguiu a bruxaria. Embora todos tenhamos herdado a carga genética e a própria intuição sensível, tudo parte de nossa escolha. Isso é importante salientar no conceito de bruxaria hereditária. O bruxo não é obrigado a seguir só para manter o legado de família.
    Paz e bênçãos a todos.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.