quarta-feira, 30 de março de 2011

Sobre a palavra Sabá - Sabat - Sabbat

Shabat (do hebraico שבת, shabāt; shabos ou shabes na pronúncia asquenazita {judeus da europa central e oriental} "descanso/inatividade"), também grafado como sabá ou sabat, é o nome dado ao dia de descanso semanal no judaísmo, simbolizando o sétimo dia em Gênesis, após os seis dias de Criação. Raiz da palavramente sábado.

 As atividades proibidas no Shabat derivam de trinta e nove ações básicas (melachot, livremente traduzido como "trabalhos") que são descritas pelo Talmud a partir de fontes bíblicas.

O sentido da palavra pode ser entendido também como "cessação do trabalho" ao invés de "descanso".

A palavra vem sendo utilizada no neo-paganismo como base para a palavra Sabbat

Os oito Sabbats, celebrados a cada ano pelos wiccanos se originam nos rituais que celebram a passagem do ano de acordo com as estações e equinócios e solstícios. Os Sabbats, também conhecidos como a "A Roda do Ano", e são rituais que fazem referência a mitologia.

Outra ligação com a etimologia da palavra, podemos encontrar em Sabbatai Zevi (em hebraico שַׁבְּתַי צְבִי), também conhecido como Shabtai Tzvi que foi um rabino e cabalista que alegava ser o longamente esperado Messias. Foi o fundador da seita judaica dos sabatianos.


Cordialmente,

Conselho de Bruxaria Tradicional

6 comentários:

  1. Gente.. e em que ponto juntaram "lé" com "cré" e acreditaram nisso? É o samba do afrodescendente portador de necessidades mentais especiais ditando moda! Acreditem no que quiser...mas não deturpenm fatos e conceitos...! òtimo blog para acabar com maluquices.

    ResponderExcluir
  2. Essa informação era-me desconhecida. É muito bom ter onde encontrar informações legais, como essa.

    ResponderExcluir
  3. CBT é CULTURA, CONHECIMENTO e TRADICIONALIDADE!

    ResponderExcluir
  4. Essa eu já sabia, desde de criancinha..rsss

    ResponderExcluir
  5. álém do bom sábado o único sabá que gosto é a antiga banda de ozzy osbourne rsrsrs, de resto.... eu pulo!

    ResponderExcluir
  6. poisé gente, cultura é cultura , não tem nem o que falar, muito bom.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.