quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Choques de Egrégoras, Espíritos, Ancestrais e Energias


Grandes magistas que conquistaram o reconhecimento da sociedade ocultista estudaram correntes de magia e fizeram sua obra mostrando, em tese, como funcionariam os preceitos do que criou, o interessante é que para esses ilustres ocultistas fica claro o seu empenho, pois não encontramos em seus sistemas o plágio de outros, acrescentando assim, técnicas únicas e diferenciadas que promoveram até a criação de Ordens Iniciáticas.

Para quem conhece profundamente magia e para ser profundo dentro da magia, se procura se especializar, diante de tanto que se deve empenhar de estudos e práticas, o caminho da Bruxaria Tradicional é complexo e exigente, não é possível ser um bruxo tradicional e ser, por exemplo, um umbandista, você é o caminho que escolheu, muito embora as CRENÇAS TRADICIONAIS tenham pontos em comum e em sua maioria se focam no culto ancestral, no culto politeísta, nas práticas que envolvam as forças telúricas.

Para quem cultua genericamente a magia, que chamaremos de feitiçaria baseada em sistemas tradicionais, devem se ater às questões míticas, seria possível cultuar deuses e espíritos que foram inimigos em sua época? Não é possível! Pois entramos na questão dos pactos, tal como seria muito trabalhoso ter locais distintos para práticas específicas, imaginem ter um altar de deuses romanos e em outra casa uma altar de deuses celtas (?).

Devemos entender que a "prática espiritual", e quando dizemos nos referimos aos espíritos, são seres pensantes, com personalidade, imaginem se os mesmos irão ficar restritos ao seu altar, ou ao seu quartinho, não vão! Acreditar que existirá uma harmonia entre você e eles ou entre eles seria o mesmo que acreditar em fada madrinha.

 Portanto quando um bruxo se caracteriza como tradicional, ele é tradicional, pois segue uma linha característica de conduta e magia, segue uma síntese dos costumes e valores de raiz, pois têm em suas crenças seus deuses, seus ancestrais, uma afinidade que lhe é familiar. Esta fé, esse apanhado antropológico, este reconhecer, o conhecimento hereditário é o que reconhecemos como Tradicionalismo, e qualquer um podem discernir o que é uma tradição em sua família, o que torna a bruxaria tradicional é justamente a tradicionalidade na Bruxaria, o fator tradição é dado às muitas crenças, tal como chamamos de crenças "tradicionais", ou seja, crenças nativas, e sendo nativas devemos honrar sua origem, sua raiz, sua regionalidade e não apenas pegar o que todas têm em comum, isto seria apenas generalismo, o tradicionalismo se encontra no terreno da especialidade!

É fato que as crenças tradicionais devem ser honradas em sua identidade mágico/ religiosa, esse apanhado de lembranças, gostos, sensações, dessa energia cognitiva, que muitos chamam de egrégora, deve ser compreendido com clareza, hoje vemos uma confusão de deuses africanos, práticas como voodoo, candomblé, umbanda, quimbanda, catimbó, cultuados conforme interesse e ego, por vezes dizendo que tudo isso  é bruxaria, por outras temos visto um movimento de conscientização e de intelectualização que dizem que alguns movimentos religiosos sofreram influência da bruxaria européia, por fim, um cenário que estamos mudando com a aplicação de conceitos que estavam esquecidos e que o Conselho de Bruxaria Tradicional tem demonstrado com excelência.

Somos da opinião que a segmentação mágico/ religiosa é uma das premissas do bom entendimento, com isso o magista entenderá qual linha ele realmente segue, se pela feitiçaria baseada nas práticas genéricas tradicionais, se na Wicca, na Bruxaria Eclética, na Bruxaria Tradicional ou qualquer outra que sentir um propósito de vida, e quando dizemos isso, é justamente o caminho que mais tem haver contigo, é o tempo de sair da curiosidade, da experimentação, e com sabedoria e maturidade fazer sua peregrinação concreta, seja pela Bruxaria Tradicional ou não.

Queremos levar a esta reflexão, qual o motivo do seu empenho magista? Se dar bem na vida? Ajudar aos outros? Encontrar reconhecimento? Em nosso pensar, tudo isso pode ser conquistado com trabalho, levantando cedo, sendo honesto, digno. Vamos reconhecer um grande magista quando ele retirar a doença dos enfermos, quando ele melhorar a sua vida e de quem tiver a bondade de ajudar, quando ele ensinar com propriedade o real significado de "Ethos", ou seja, ética! Seja justo, pois para fazer a maldade, para machucar ao próximo você não precisa ser um feiticeiro, precisa ser apenas mau caráter.

Mais um ponto de vista para reflexão!


Cordialmente,
Conselho de Bruxaria Tradicional no Brasil

8 comentários:

  1. Esses tipo de texto me parece de um tipo especial, ele parece um texto que organiza todas as outras informações para que elas não se misturem todas...kkk como gavetinhas, dizem q é ocisa de virginiano, mas eu acho muito bom deixar td bem claro!

    ResponderExcluir
  2. As pessoas tem que mudar esse conceito de "Tradição", muitos ainda seguem como uma tradição iniciática e é justamento o contrário. Quando um Bruxo se diz Tradicional, ele está preservando todo um conjunto de heranças culturais e folclóricas. Espero que com esse textos eles consigam perceber essa diferença!

    ResponderExcluir
  3. eu sempre costumo dizer que quem diz acreditar em tudo, na verdade não crê em nada, nem ao menos em si mesmo. Quem segue dois caminhos nunca chega a lugar algum e é esta simples constatação que falta ao pessoal do fast food esotérico.

    ResponderExcluir
  4. é muito bom termos algo ou alguém a quem recorrermos em relação a busca mutua de conhecimento trazendo como retorno a cura e restabelecimento daqueles que nos procuram . tudo o que se fizer para o próximo se faz digno e nos faz tornarmos ,melhores como seres humanos em busca constante de nossa própria evolução e se tivermos concernência desta busca e soubermos partilharmos a mesma ai sim podemos nos considerar melhores . e o conhecimento acumulado e posto em pratica tende a se tornar mais forte a cada dia ,não se fazendo necessário termos nosso amigos de outra dimensão ao nosso lado nos acompanhando e nos guiando sempre e sempre . agradeço o seu ponto de vista firme e decidido e muito bom será ter sempre por perto pessoas com um pensamento correto e carregado de conhecimento que afirma o modo de pensar em relação oque é cada questão proposta .

    ResponderExcluir
  5. Olá Lobo qual o seu problema com virginianos??? risos, acredito que o texto contribui bastante para a reflexão, sem segundas intensões, um texto claro que traz um bom entendimento, temos visto muita besteira durante umas duas décadas, bruxo que não é pagão, peregrinação sem caminho espiritual, tradição que não é tradicional, bom... não vamos julgar os outros, mas deixamos bem clara a nossa proposta, a proposta do CBT.

    ResponderExcluir
  6. Sim... concordo com o que disseram...
    O que será que falta pra de fato entenderem a Bruxaria Tradicional como ela realmente é?

    ResponderExcluir
  7. "segue uma síntese dos costumes e valores e raiz" Extremamente bem definido. É realmente bem importante deixar tudo às claras, colocar os pingos nos "is", pois assim conseguiremos fazer um bom trabalho com a CBT.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.