quinta-feira, 10 de novembro de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Entendendo a Witchcraft

A proposta deste artigo faz parte da análise do estudo de crenças dentro do que se convencionou como tradição com o mesmo significado de ordem iniciática e como estas manifestações são colocadas nos países da Europa e no Mundo.

Para muitos de nós que lemos e estudamos sobre práticas mágicas, ordens iniciáticas, vertentes e tantas pluralidades no mundo ocultista devemos entender alguns fundamentos que podem nos dar um Norte para a compreensão da diversidade na Magia.

Assistindo uma palestra da Federação Pagã Internacional, onde o tópico foi à questão da religiosidade da Wicca e os outros movimento ao qual os ingleses chamam de Witchcraft, para a América e mais propriamente para a Grã Bretanha, a palavra Witchcraft (Arte Bruxa) é qualquer crença e prática que trabalhe com o mágico, com a feitiçaria e isto independe da religiosidade, é algo como se as nossas cartomantes, se elas morassem na Inglaterra, seriam chamadas de bruxas e esse ecletismo tão comum ao povo inglês que chamamos de esoterismo e o qual o termo "Tradição"implica diretamente, por mais que tenhamos um culto eclético, em irmandade.

Portanto o termo "Traditional Witchcraft" significa Ordem Iniciática de bruxariaS/ feitiçaria, ou seja, um agregado de práticas, um agregado sem nome, e nem poderia devido à diversidade de crenças, onde astrologia, tarô, culto a santos, culto de magia negra, benzedeira e leitores de bíblia que benzem, tudo e todos são bruxos sem critério algum, um zelador de santo é um witchcraft e se ele estiver ligado a uma ordem iniciática ele será chamado de Traditional Witchcraft (?).

Esta visão interpretativa difere em muito do que temos por bruxos, com propriedade somos seletivos nas definições das crenças, seguimos uma visão especialista até mesmo para observarmos nossos iguais, um exemplo é falar de Wicca Cristã, tenho certeza que muitos irão contra essa visão, pois como sabemos a Wicca nascida de Gerald Gardner é neo-pagã e rejeita os dogmas cristãos, mas por mais que desagrade a alguns ou a maioria, ela existe, tal como muitos bruxos que são tradicionais (pagãos conservadores) que buscam retirar todo o ranço cristão de suas crenças salta aos olhos quando vê outro "bruxo" que se diz cristão ou demonologista, pois para a grande maioria de nós, tradição não implica diretamente em Ordem Iniciática.



O que temos apresentado principalmente sobre a filosofia de Tubal Caim ou Cultus Sabatti é um modo em que essas correntes, ordens iniciáticas feiticeiras, tem como base de culto; o fato de não as reconhecermos como próximas as nossas práticas e idealismos,  principalmente nas manifestações cristãs/ anti-cristãs ou ecletismos, não as desmerecem em quanto instituições.


Tenho visto muitos artigos colocando algumas crenças/ sendas com simbolismos ligados à demonologia, o que precisamos analisar que muitas dessas crenças quando observadas de forma seletiva não seriam chamadas se quer de Bruxaria, e que muitos dos elementos ligados ao Diabo e aos demônios, mesmo que estes pudessem ser uma  distorção das divindades pagãs, ainda assim são expressões mais recentes influenciadas pelo Catolicismo e depois pelo protestantismo, estas criações populares, encontraremos em muitos lugares na Europa tal como encontramos em filmes da Disney, agora até que ponto poderíamos dizer que estas manifestações de prática e religiosidade são Bruxaria? Pelo olhar britânico, mais eclético, todas seriam witchcraft, e traduzo para que possamos entender como feitiçaria.

A língua inglesa tem um vocabulário muito compacto, ao traduzirmos "Traditional Witchcraft" isso nos dará o rótulo Arte Bruxa Tradicional, ou seja, Bruxaria Tradicional (?) confuso? Muito! Por isso a  visão do CBT primeiramente respeita a definição do que é ser bruxo, e para nós esta além da prática de feitiçaria da "Witchcraft" da língua inglesa, pois para nós ser um bruxo é uma questão de conduta, de linha de pensamento, de uma religiosidade, e que elimina por completo qualquer ligação com outras religiões, inclusive do Catolicismo.

Portanto Bruxaria Tradicional para nós é mais que fazer parte de uma irmandade é realmente ter um foco no trabalho de conservação, de manter as crenças pagãs livres de influências tardias, é focar na sua ancestralidade, nos seus costumes, na terra, ou seja, saber onde é sua casa, por mais curiosos que possamos ser em conhecer outras culturas, práticas e crenças.


Agora vejam como os conceitos podem dar um nó em nossas mentes, imaginem que a própria Bruxaria Tradicional que cultuamos (tradições da Bruxaria) na linha do CBT poderia ser mais uma das diversas vertentes que os britânicos chamam de Witchcraft!

Por estas questões temos que nos atentar às traduções e mais do que isso ao entendimento além dos rótulos, no entendimento específico das crenças e práticas.




Com isso caro leitor tenha o poder de interpretação além do literal, temos visto "estudiosos" se atropelando, dando a ideia que Bruxaria Tradicional é simploriamente tradução dos termos ingleses, generalizando e até sendo bem resistentes ao entendimento regionais teológicos e antropológicos destas questões e por conta disto nunca conseguirão se colocar de uma maneira que seus artigos tragam entendimento e aceitação.




Abraços Fraternos,

Ricardo DRaco
CLÁN - Bruxaria Tradicional Ibero-Celta