segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Intolerância ou Ignorância? O Melhor Caminho é...



O Melhor caminho é o Conhecimento!
As diversas correntes pagãs sejam ligadas a Wicca, a Bruxaria Tradicional ou as linhas feiticeiras pagãs tem recebido a árdua missão de levar o conhecimento aos corajosos peregrinos, mas essas críticas que recebem são de intolerância ou ignorância?

De caso analisado percebemos que nas diversas situações estão: A falta de comunicação, a deficiência da interpretação de texto, a falta de conceito religioso ou indefinição de um caminho; por vez causada pela deficiência das instituições religiosas em não abrigarem a todos que as procuram ou perante a falta de clareza no entendimento do que se é e do que se procura tendendo ao generalismo e fusão de valores de crenças não complementares.
 
Não é de hoje que as discussões sobre os temas religiosos inflamam principalmente no mundo virtual, muito provavelmente a grande causa seja o analfabetismo funcional e a abertura de um meio de comunicação de massa acessível que agrega as diversas camadas da sociedade com seus pensamentos a respeito da defesa da fé.
Temos desde décadas passadas tentando acertar um divisor de águas dentro do rótulo Bruxaria, havendo muitas linhas de pensamentos, contudo todas podem ser posicionadas no fundamento de culto de adoração a Natureza.
Dentro do que chamamos de Bruxaria Tradicional ou Paganismo Tradicionalista, encontraremos um padrão de pessoas (hereditários) e ordens (instituições Iniciáticas) coligadas ao fundamento paganismo, o culto as divindades, o culto ancestral, a prática de feitiçaria, a conservação do conhecimento hereditário por gerações, o estudo acadêmico e a preservação de identidade mágico/ folclórica no regionalismo europeu com relevância a Era Antiga e, portanto pré-cristã. Algumas ordens acrescentam outras práticas mágicas, contudo é um modus operandi específico e não faz parte da base de culto da Bruxaria Tradicional em essência, exemplos: o uso do taro, astrologia, numerologia, entre outras.
Também podemos encontrar dentro do Neo-Paganismo, ou seja, a visão “inspirada” pelos cultos pré-cristãos e atualizada para o cotidiano do mundo urbano. Dentre as religiões a de maior expressão é a Wicca.
Formada por dois movimentos muito específicos, um ligado aos membros das Ordens Iniciáticas (BTW – Bruxaria Tradicional Wiccana), citamos a Gardneriana (Criador da Wicca – Gerald Gardner) como exemplo e um grande número de praticantes não iniciados ou auto-iniciados, chamados de ecléticos.
Existem diversas confusões que algumas instituições sérias tentam esclarecer; um exemplo comum é confundir Bruxos Tradicionais com Wiccanos Iniciados (Wiccanos Tradicionalistas), embora tratem de caminhos diferentes e com crenças muito específicas.
Temos além do citado acima a confusão de Bruxaria Tradicional com Ordem Tradicional de Feitiçaria, a primeira é baseada a religiosidade da antiguidade e a segunda são grupos de ofício de feitiçaria não tendo nenhum vínculo de culto com o paganismo necessariamente.
Recebemos algumas indagações que achamos necessário esclarecer:
- “Quer dizer que eu não posso ser wiccano e bruxo tradicional?”
R. Bruxaria Tradicional é uma religião tal como a Wicca também o é, seria possível ser alguém católico e budista ao mesmo tempo com propriedade? Acreditamos, como praticantes de uma religião, que devemos primeiramente entender quem somos o que acreditamos para depois exteriorizar em um caminho religioso.
- “Gostaria de saber o que vocês Bruxos Tradicionais acham da Wicca?”
R. Acreditamos que para opinar sobre um caminho você deva o conhecer com maestria, portanto a mera opinião não contribui e possivelmente não irá dar uma clareza tal como a vivência de um devoto praticante,  certos comentários têm promovido a divulgação de boatos e achismos de pessoas de fora destes caminhos em específico gerando um desserviço para sociedade ocultista e uma problemática para estas religiões. Não nos posicionamos contra qualquer tipo de manifestação religiosa.
- “Vocês são separatistas?”
R. Não, acreditamos como parte do movimento pagão, devemos nos unir para conquistarmos mais direitos e valorização de nossas religiões, contudo acreditamos que ao fragmentar as religiões em vertentes é possível gerar mais opções e assim contemplar mais pessoas em sua fé.
Falando sobre União do Paganismo, temos o Projeto - Legalize Já! A Bruxaria e o Paganismo, é um chamativo que traz a sociedade os dizeres que Bruxos não são marginais e criminosos, são pessoas “legais”, infelizmente ações em favor da comunidade pagã são sempre desvalorizadas pelos que se dizem “estudiosos” pagãos, mas a única coisa que fizeram foram críticas e ofensas aos caminhos alheios.
- “Vocês não aceitam críticas, são intolerantes!”
R. Acreditamos na crítica positiva e não ofensiva, defendemos nossa religiosidade e somos tolerantes até o limite da linha do respeito, acreditamos que interpretações de minorias não devem ficar acima de fundamentos consagrados e vividos por gerações.

- Existe Bruxaria Tradicional Eclética?

R. Bruxaria Tradicional são as tradições nativas advindas da Bruxaria Familiar, porém organizadas em grupos iniciáticos e hieraquicos. Estes grupos por sua vez focam justamente na preservação e conservação de um caminho ancestral, sem trazer para suas crenças elementos originários de outras culturas/ religiões.
Portanto a denominação do termo tradicional por si já elimina as mesclas dadas pelo ecletismo, que embora possam até possuir alguma representatividade no caráter de crença individual, não seriam reconhecidas no fundamento de crença tradicionalista.

Como podemos analisar, não é a intolerância que nos abate, mas sim a ignorância do proceder tal como do não entender teológico, utilizando da crítica sem base, da agressão, da imposição, da falta de visão entre tantas faltas que só enfraquece diante da ignorância em suas múltiplas facetas.

Convidamos a todos que desejam conhecer mais sobre Bruxaria Tradicional o C.B.T. (Conselho de Bruxaria Tradicional) promove eventos, palestras, cursos, para que você exerça o poder da crença de forma real, vívida, por um caminho de beleza e sabedoria.

Sejam bem vindos!

Conselho de Bruxaria Tradicional no Brasil

http://www.bruxariatradicional.com.br