sexta-feira, 4 de março de 2011

O Aprendizado na Bruxaria Tradicional


Por algumas décadas ensinando Bruxaria Tradicional, refletimos sobre algumas situações, a primeira delas é o fato de confundirem Bruxaria Tradicional com diversas sendas e influências de outros caminhos (sendas místicas). É comum observarmos em muitos bruxos, ou melhor, magistas, utilizando de outros objetos tal como pentagramas, estrela de Davi, Ank, entre outros amuletos que identificam com outras religiões, sejam pagãs ou não.

É também comum encontrarmos ainda pessoas baseadas no anti-cristianismo devido ao período medieval, e ainda assim dizerem ser bruxos e ainda bruxos tradicionais, mesmo que para isso não se importem em fazerem diversas misturas de “ordens tradicionais”, mas criticam neo-religiões por fazerem o mesmo.

Temos um outro bloco de solitários, que perdidos em seus egos, criando uma pseudo iniciação dada pela vovó, dizerem que são bruxos tradicionais. O que conceitualmente poderiam dizer hereditários ou familiares, mas se perdem no que dizem e misturam conceitos new age, com satanismo, com neo-paganismo, com cultura africana, entre outras misturas.

Portanto, nunca haveria um comum senso conceitual, de fé, ritualístico, de dialogo, e assim pensamos que se ao menos fossem sinceros com suas reais crenças e parassem de se auto proclamarem algo, haveria mais êxito e com total certeza melhor aprendizado.

Tradicionalidade é um agregado que vai de costumes, folclore a crença, pois bem, falaremos em específico de “crença”, tradicionalidade é preservação, reconstrução talvez, mas nunca mistura, ecletismo, o famoso “samba do crioulo doido”, onde se mistura sistemas mágicos africanos, ciganos, indígenas entre outros.

Por fim Tradicionalidade é oposta a Ecletismos e Modernismos, esses modismos são sempre distorcidos para o sinônimo de contemporâneo, que é outro entendimento, se assim não o fosse não estaríamos falando de bruxaria na internet! uma total falta de bom senso.

Então fica claro, para a boa língua portuguesa, do que se trata o tradicional, mas e o termo bruxo?

Daí encontraremos mais algumas diferenças populares sem sentido, primeiro o termo fazer “bruxarias” como “magia negra”, onde até o Exu do barracão X é mestre em bruxarias.

Temos a visão esotérica, onde o sujeito, aprende algumas linhas ocultistas, compra seu caldeirão, gosta de culinária, gosta de pedras, de ervas, magia natural, e pronto temos mais um “bruxo” nascido de workshop algumas vezes, por outras é auto didático e invade cemitérios e encruzilhadas e ai sim temos o bruxo gótico, maquiagem pesada, cara de mal, roupa preta, disposto a chocar qualquer um que cruza seu caminho, como ato de rebeldia.

E finalmente a visão que apreciamos que são os cultos anteriores ao cristianismo, de origem pagã, magia fluídica, ou seja, natural, que honra a ancestralidade (fator de tradicionalismo), que é politeísta (Teologia compatível com o Local e a Época), visto que os povos honravam deuses, e nunca arquétipos da psicologia de Jung, entre outras atividades.

Hoje temos pessoas que se interessam em estudar Bruxaria Tradicional com profundidade, sem se basear unicamente em autores vivos ou falecidos, que alguns infelizmente utilizaram do rótulo para alcançarem maiores vôos marketeiros. As pessoas buscam uma espiritualidade alternativa e não um conjunto de práticas mágicas, que muitas são encontradas na barraca de jornal ou em sites que permitem download de livros em pdf.

Alguém realmente acredita que se aquilo tivesse tanto poder mágico, estaria ali disponível para qualquer um comprar ou baixar? Será que um feitiço para arrumar namorado é o que você precisa? Não seria melhor alterar seu modo de observar o mundo?

A Bruxaria Tradicional é um caminho em que não se pode "levar com a barriga", é necessário perseverança, poder pessoal, intelecto, senso crítico, visão de mundo, estudo focado entre muitas outras coisas; existem grupos que exigem tese com critérios acadêmicos para se passar a um novo estágio, existem grupos que fazem testes para que estes aprendizes mostrem seu grau de conhecimento.

Portanto, se o teu objetivo é feitiçaria, simplesmente, temos total convicção que você será feliz em qualquer outro local, mas não na Bruxaria Tradicional, esta meu caro é feita de suor, lagrimas e sangue, não é um caminho para quem quer “ser bruxo” é um caminho para quem não “precisa ser bruxo”.

O Conselho de Bruxaria Tradicional nasce com o objetivo de ser uma entrada para este caminho, não queremos ser a única porta, mas que esta porta seja clara e sincera e te permita uma visão alternativa e não um disfarce para as tantas outras que já existem.

9 comentários:

  1. Mto bom e esclarecedor, só o conceito de arquétipos Junguianos creio ter sido usado de forma errônea.
    Mas é isso aí, sangue e suor! Não se vira um bruxo da noite p o dia!

    ResponderExcluir
  2. No meu dia a dia sempre me aparecem pessoas buscando a bruxaria e sempre pergunto para elas oq procuram, pq querem ser bruxos. A maioria busca respostas fora de si, não olham para dentro ou vem com uma visão deturpada do q é bruxaria, se perdem antes mesmo de encontrar oq buscam.

    ResponderExcluir
  3. O Homem tende a mistificar tudo o que não consegue entender, criando conceitos para si e tentando absorver de forma mais fácil aquilo que da forma tradicional teria de se esforçar e se dedicar para conquistar. A BT como qualquer outra doutrina exige empenho, e no final do aprendizado o que menos importa é o que mais interessa àqueles que buscam um caminho superficial... o título.

    ResponderExcluir
  4. Apenas como um a parte, essa porta da imagem se parece muito com a porta do perdão, no caminho de Santiago, em Vila Franca de Bierzo. Diz uma das lendas do caminho, que o peregrino que chegasse até ela receberia todas as dádivas de que chegou ao final do caminho. Será mesmo? se você não for até o final, como vai ser merecedor daquilo que busca? me parece que muita gente busca em alguns caminhos místicos essa espécie de prêmio de consolação..

    ResponderExcluir
  5. Caminhar o caminho, com seus próprios pés até que ele se torne parte de você, até que você o seja, de corpo e espiríto, em todos os mundos, uma verdade simples, para ser entendida pelos coração de todo bruxo.

    ResponderExcluir
  6. Não deviamos estudar as crenças pela psicologia e sim pela teologia, as faces multifacetada das pessoas não deveriam ser se quer citadas num contexto religioso, e mesmo assim muitos o fazem, dando uma visão pessoal dos deuses. Com relação a vivência e estudo isto deveria ser um senso comum a qualquer senda, e a compreensão que o caminho é apenas um caminho, as pernas pertencem ao condutor! Gracias

    ResponderExcluir
  7. nossa cara parece ate q nos falamos ontem kkk e isso q eu sempre digo mas poucos intenden mais um bom texto
    viva a familia tradicional

    ResponderExcluir
  8. O que tenho dito, é o que todos os bruxos tradicionais, ou pessoas ligadas as crenças tradicionais dizem, este conhecimento é claro para quem realmente estuda na linha tradicional. Uma coisa é vc ser cosmopolita e isso eu sou, já estive em muitos lugares, conheço muitas culturas, outra é dizer que tudo o que fiz é Bruxaria Tradicional, as pessoas confundem seus pés com o próprio caminho, pior não é andar errado, pior é se fazer de lider bruxesco e conduzir todos para o precipício!
    Outro dia ví um aborrecente dizer,"nos lutamos tanto para os livrarmos dos deuses celtas na Bruxaria" nada mais ignorante do que isso, primeiro que bruxaria é uma manifestação de crença na Europa, e segundo... o cara abandona os deuses e vai parar nos demônios, tem que ser muito fã de RPG e da série Sobrenatural! rsrsrs Fala sério! quando esse povo vai acordar e ver que virou motivo para chacota!
    Na semana vi uma menininha dar um sai para lá num desses Bruxos Tradicionais Satanistas da Idade Média, nossa! que vergonha! rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.