segunda-feira, 3 de outubro de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - Definições de Cultos e a Feitiçaria

Encontramos diversas formas de feitiçaria pelo mundo e não apenas na Europa, mas no tocante ao que temos na Europa existem diversas ordens iniciáticas, diversos grupos de magia, alguns focados no paganismo, outros focados na mescla entre paganismo e cristianismo, alguns magos dedicados à magia cristã e alguns que são até ateus.

E o que tem isso de ruim? Podemos dizer sinceramente que nada, viva a diversidade! O fato da Bruxaria estar envolvida com o paganismo ela não a torna o único meio de se cultuar a magia ou desenvolver os trabalhos/ ofícios de feitiçaria.

A Bruxaria em sua forma mais Tradicional nasceu bem antes de movimentos da década de 60/ 70 e muito anterior aos processos constituídos por Robert Cochrane em sua "Traditional Craft", e que alguns insistem em dar o mesmo significado errôneo para a tradução de Craft para Bruxaria. Tal como temos dito "A Bruxaria é mais que a Arte Feiticeira" ela engloba inúmeros valores culturais, folclóricos e de crença.

Quais pontos são comuns à feitiçaria? Uso de conjuros, bênçãos, maldições, aconselhamentos, trabalhos de curas, contato com divindades diversas (elementais, espíritos, deuses, santos, demônios, etc...), entre outras manifestações de prática e crença e isto vai realmente variar conforme o entendimento do grupo, do povo, do magista, ou seja, as manifestações individuais e as coletivas.

Sendo assim encontraremos diversos grupos com suas visões, com seus atributos folclóricos alguns se aproximando mais da visão da Bruxaria Tradicional (Paganismo Tradicionalista) outros até mesmo de religiões conservadoras como o próprio Catolicismo, e diante da diversidade humana mesclas totalmente ecléticas que fogem aos conceitos tradicionais na Bruxaria, porém optando pelo mesmo nome, o que torna tudo mais confuso e ai sim "A Arte se torna sem nome" fica constituída, pois seria impossível conceituar um aglomerado de práticas com um mesmo rótulo.

O que objetivamos dentro do Conselho de Bruxaria Tradicional?
Com certeza não será dizer o que cada um deva fazer de sua visão religiosa e nem regulamentar os ofícios dedicados à feitiçaria. O nosso foco é Bruxaria, não é craft, não é arte, não é apenas feitiçaria simplesmente.

E claro, temos a maior consideração por nossos irmãos magistas feiticeiros, independente se estão na Itália ou na Inglaterra, entretanto a Bruxaria é uma manifestação nascida do Paganismo, e o termo tradição em sua total propriedade se coloca como uma ênfase específica que aborda identidade cultural, crença e um modus operandi próprio.

Sobre a questão do uso witchcraft, a tradução para "Arte Bruxa", isto se tornou mais um termo genérico, tal como é xamanismo, tanto é que teremos tantas e tantas formas feiticeiras que se apropriaram do rótulo que não seria possível termos um significado específico seja para uma prática ou religiosidade.

A grande sacada quem sabe seja identificar o que um bruxo é, pois até então, será muito mais fácil entender as tradições que um bruxo segue, este provavelmente seja o primeiro passo para uma maior contribuição ao termo Bruxaria Tradicional.
Como podemos analisar os termos "Arte sem Nome", "Antiga Arte", "Arte Feiticeira", "Witchcraft" são termos fascinantes, contudo estes termos são representações genéricas, contemplam a Bruxaria Tradicional tal como poderiam servir as feitiçarias de qualquer vertente, de qualquer parte do mundo.

Para nós pagãos tradicionalistas, bruxos com o foco no tradicional, o culto aos santos deveria ficar na Igreja Católica, e se hoje a Stregharia, por exemplo, não tiver o cuidado de conservação, de fazer esse recuo em essência, de realmente manter suas crenças campesinas ela corre o grande risco de se tornar o mesmo processo de extinção que temos com nossas benzedeiras, ser apenas uma expressão católica sem muita relevância, uma sombra do que foi um dia dentro do paganismo, da ancestral religiosidade da Bruxaria na Itália.



Cordialmente,

Conselho de Bruxaria Tradicional no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.