domingo, 1 de maio de 2011

Algo sobre a Arte Celta

Os Celtas possuíam uma atração comum pelas "formas movimento", baseadas em sobreposições e formações de linhas curvas e espirais, destoando de qualquer lei de simetria e instigando a mente criativa do observador; Os conceitos se mantinham no limite em que as formas naturais se tornam irreconhecíveis. Estilizações recheadas de estruturas lineares dominadas pelas torções e um senso de transformação contínuo sem fim onde formas transformam-se me outras, sugerindo uma matemática quase musical e própria. Assim se desenham suas idéias decorativas.

A arte Celta tem origem em períodos anteriores à grande invasão centro-européia onde a fusão de diversos povos foi aos poucos acrescentando elementos característicos, entretanto, foi no período que compreende as culturas Hallstatt e La Tène (800 a.C. até o último século do Império Romano do Ocidente) que obteve destaque histórico, quando no domínio da manipulação do metal, artefatos robustos e de caráter duradouro venceram a barreira do tempo e da degradação natural.

Em especial, pelo período avançado e pela forma como se desenvolveu, a arte de La Tène influenciou a arte do metal em todo o Centro e Ocidente da Europa e em vasta região desde os Cárpatos até o coração da Ásia (com alguns achados de sua penetração na China). La Tène se espalhou pelas margens do Rio Reno, estendendo-se pela França e penetrando todo o Noroeste da Península Ibérica, Grã-Bretanha e Irlanda.

Arte de La Tène - fase II (300 a.C.)
As grandes invasões romanas foram responsáveis por ofuscar uma boa parte do que se desenvolvia, mas não conseguiram exterminar a cultura La Tène que aos poucos ressurgiu liberta de algumas das influências clássicas romanas. São notáveis e elegantes os vasos e caldeirões metálicos, estampando entre outros, asas de corpo de quadrúpedes e diversas armas (mais comumente o punhal e a espada).

Era costume ainda entre os Gauleses e os celtas da Grã-Bretanha portar escudos de madeira decorados com ferro e adornos de bronze, além dos clássicos capacetes pontiagudos ou redondos. Entre os adereços pessoais foram encontrados braceletes, axorcas, as fíbulas (como as antigas lúnulas irlandesas) e os típicos colares usados pelos homens (torques).

Foi no século IV a.C. com o desenvolvimento do estilo de La Tène, que o aumento à abstração curvilínea foi notável. Já no século seguinte, devido algumas influências aparece um terceiro estilo, caracterizado por arabescos de motivos vegetais combinados com alusivas esquematizações zoormóficas, que alcançaram na Grã-Bretanha (durante o quarto estilo - I a.C.) um alto grau de esplendor.

Escudo de Wandsworth
Os ornatos, de inspiração naturalista, num enlace harmonioso de curvas, volutas e círculos, evidenciam-se pelo seu forte relevo, que lhes aumenta a importância plástica. Citemos, entre os exemplares famosos pertences a esta fase (todos eles atualmente no Museu Britânico), o escudo de Wandsworth, o de Battersea, encontrado no Tâmisa e decorado com botões esmaltados, o espelho de bronze de Desborough, em cujo reverso está finamente gravado um harmonioso desenho de folhagem enrolada.

A ornamentação repuxada indica uma imaginação sutil, como exemplo a peça denominada “caldeiro de Gandestrup” descoberta na Dinamarca (para onde teria sido levado durante o século II ou I a.C., época, em que toda a arte céltica sofreu uma rápida evolução). Outro exemplo representativo são os numerosos espólios de túmulos encontrados nas margens do Reno médio e na Borgonha. Na França, especialmente no Sul, na Provença, os celtas deixaram os exemplares mais representativos da sua arquitetura e da sua escultura, artes que contrastam, pelo caráter rudimentar, com a finura e a originalidade que encontramos na ornamentação do metal.

Caldeiro de Gandestrup
Caso o leitor tenha interesse, uma série de artefatos de La Tène e seus dados arqueológicos podem ser consultados através do endereço http://www.sheshen-eceni.co.uk/icenian.html. É difícil encontrar os motivos do por que um grupo étnico tão importante como o dos celtas nos deixou tão poucas obras de arte, principalmente se considerarmos a extensão gigantesca que sua cultura atingiu.


Referência bibliográfica:
FRAZER, Sir James George. O Ramo de Ouro. Zahar Editores S.A., Rio de Janeiro, 1982.
CÉZAR, Júlio. Comentários Sobre a Guerra Gálica. Coleção Universidade de Bolso. Ediouro, Rio de Janeiro – RJ.
SALVAT EDITORA DO BRASIL. História da Arte, Tomo 3. São Paulo, 1978.
ENCICLOPÉDIA MIRADOR.

Cordialmente
Conselho de Bruxaria Tradicional
http://www.bruxariatradicional.com.br/

3 comentários:

  1. Tenho vontade de ter um artefato desses em casa rs. Os celtas tinham extremo bom gosto!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, gostaria de saber porque tão pouco foi feito (ou encontrado) mas ainda assim são trabalhos claramente inspirados em awen

    ResponderExcluir
  3. Tive a oportunidade de ver no museu de Leon uma série achados arqueológicos celtas, eram ferramentas, objetos, utensilhos e armas, e claramente se podia ver o esmero com que eram confeccionados, sem dúvida levando o aspecto não apenas plástico, mas cultural e até religioso para cada item.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.