segunda-feira, 30 de maio de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - CONTOS DE MAGIA POPULAR

Repassamos um conto interessante sobre as crenças populares da bruxaria e suas tradicionalidades.

"E mesmo havendo um adivinho conhecido em sua aldeia, ele não precaveu a sensibilidade que havia da caçula e nem mesmo o padre e seus batismos a fizeram cristã em essência, ela sim era pagã em alma, mesmo com as roupas, véus e crucifixo, não havia nada que rompesse o seu aprendizado familiar, ela conheceu o aprendizado e o trabalho de erveira das mulheres de sua família e não apenas isso, tinha o dom da "simpatia" em suas preces a natureza, rezava aos mentores de onde morava e tinha a capacidade de entrar nos sonhos das pessoas e cura-las de malefícios, este poder também fazia a se conhecer mais e mais tal como descobrir os desejos, medos mais íntimos daqueles que a consultavam, era conhecedora da natureza de tudo e de todos."

As estórias envolvendo a magia popular se tornaram tão escassas e cada dia mais se extingue em meio aos nossos dias, mas que ainda se encontra em terras afastadas do velho continente europeu, estórias estas guardadas e contadas por nossos avós e familiares, encontradas nos povoados, aldeias e nas crenças populares para aqueles a quem o futuro não avança como um trator destruidor de tudo que vive e respira e que esta para além do "outro lado da montanha", mas que contêm em si os conhecimentos e o saber de sempre. E esta ainda em nossa busca e trabalho como estudiosos dessas crenças e pelas quais tentamos preservar é que incentivamos os trabalhos dado a tradicionalistas sérios e de boa vontade.

Cordialmente,

2 comentários:

  1. Lindo conto! Curioso como a Bruxaria resiste e insiste tradicionalmente em meio àqueles que tem a humildade como valor e o carinho pelos seus aprendizados. E temos uma grande missão, pois depende de nós habitantes do agora, garantir este patrimônio para os habitantes do amanhã.

    ResponderExcluir
  2. De onde saiu esse conto?
    Lindo ouvir histórias de pessoas que sabem qual é seu verdadeiro caminho e se entregam a isso... Mesmo tendo "uma senhora" que nos queira tirar do nosso próprio caminho... Como vimos no relato da gata amarela sobre o caminho de Santiago.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.