quarta-feira, 4 de maio de 2011

Os elementos analisados por uma peregrina


Quem nunca ouviu falar nos quatro elementos da natureza essenciais para a sobrevivência do ser humano? Quatro elementos é uma expressão que se refere aos elementos naturais: água, terra, fogo e ar. Essa expressão tem origem lá na Grécia antiga com seus grandes pensadores que tentavam descobrir qual o elemento que formava todas as coisas. O grande Thales de Milleto acreditava que a origem estava na água, já Anaxímenes acreditava no Ar e por fim Heráclito incluiu o fogo como agente criador. Mas foi Empédocles de Agrinito que adicionou Terra a esses três conceitos e concluiu que tudo era formado por quatro elementos. Esse conceito perdurou toda a Idade Média até o Renascimento. O conceito de elemento já não é o mesmo na física e química moderna, que considera elemento os diferentes tipos de átomos, átomos esses que formam as moléculas que por sua vez foram a matéria. Atualmente os elementos são associados aos estados da matéria:
                         terra = sólido
                         água = líquido 
                         ar = gasoso

     O fogo é representado pelo plasma que não é matéria, é energia!
Blá blá blá...
AGORA ESQUEÇAM TD ISSO!!!

Essa visão para os Celtas é bem diferente... quero apenas que consigam enxergar a diferença.
Para nós que caminhamos na Bruxaria Tradicional com base Celta, a idéia dos elementos é diferente, pra começar, consideramos três elementos: Céu, Terra e Mar... que foi sistemáticamente colocada no sistema cerimonial como Ar, Terra, e  Água, sendo o fogo um elemento transmutador em nossa cultura.
Dentro do caminho celta, temos o que chamamos de trindade, simboliza o caminho para os três mundos: o mundo inferior (ancestralidade), o mundo médio (onde estamos hj)  e o de cima em direção ao céu (onde se encontram os deuses de devoção). 
Não se esquecendo de ter um olhar meditativo em êxtase profundo que é sinal de religação com outros mundos...
E é daí que começamos a sentir a diferença do que temos de elementos... se baseando nessa idéia de três mundos... pois não há diferenças hierárquicas, o homem e todas as criaturas da natureza... vivem em equilíbrio, onde nenhum é melhor que o outro, mais isso ou aquilo... um é complemento do outro, trabalhando juntos trocando experiências... tudo conforme o respeito às leis naturais.
Da mesma forma é visto os elementos... um complemento do outro... agindo juntamente com o outro... uma junção deles em "formas" da natureza... Não há limite nem regra para classificar os elementos nesse caminho... td que é ligado a natureza é um elemento e mais... pode ser o SEU elemento... e isso vc poderá descobrir conforme o seu comportamento, pois ele traduz exatamente isso... sua forma de agir... se comportar...
Exemplos???? chuva, riacho, nascente... barro, vulcão, espelho d’agua, vento, neblina, cristal de gelo, fogueira, deserto, tempestade e assim vai...  deu pra entender??? Não há como classificá-los.. e sim senti-los! Não esquecemos que esse é um caminho muito empírico, onde a fluência é muito necessária pra entender certos conceitos. Tanto que demorei um tempão tentando recolher material pra escrever um texto simples sobre os elementos...  rsss
Minha maior dificuldade nessa reflexão foi entender que o fogo não entrava aqui como referência de elemento... e sim como um condutor de td... um transmutador de todos os elementos da natureza, ele serve como se fosse uma manifestação dos outros elementos misturados... O fogo seria como uma energia sagrada. Confuso né?   Mas se pensar bem é até bem lógico... E como diz um amigo meu... 
A bruxaria é assim... a diferença dela pras outras “religiões” é que ela é mais “entendida” que “conceituada”...
Lindo né... outra coisa que ele me disse, que gostaria de compartilhar é que os celtas definem o mundo através da observação na natureza, me disse que quando eu tivesse dúvida de alguma coisa, que era pra eu observar a natureza.
Ele tinha razão!! Melhor guia não há!
Outro adendo que posso fazer, é em relação a lógica da coisa... me perguntei muitas vezes... “se tenho em mim a junção de todos elementos... como saber por onde começar a procurar o meu além dos comportamentos??”... afinal... dentro dos quatro elementos (fazendo uma assimilação apenas com o que estamos mais acostumados a ver sobre os elementos) há os mesmos comportamentos... como diferenciar uma tempestade de uma explosão de um vulcão, os dois são intensos, agitados??? Então descobri que podemos nos basear pra ter um ponta pé inicial... nas nossas características... e nas dos elementos... por exemplo... quando se pensa em água... no que ela te faz pensar??? Pureza... vida, reflexos, emoções!! O fogo, agitação...intensidade!!! Terra, solidez... pés no chão, objetividade!!! Ar... liberdade, mais “mente” cabeça...rs!!! E vc, como vc se ve??? e assim vai, lógica mesmo, ideais que carregamos desde berço nessa hora... fazemos uma associação com o que já temos pré concebido até chegar no conhecimento necessário para tirar nossas próprias conclusões a respeito, assim vc vai aprendendo a se conhecer, descobrindo de verdade como vc é, descobrirá como é seu  elemento... quanto mais vc se entender, mais vai entender como ele é reflexo seu e de seus atos!! E o melhor, aos poucos aprenderá como trabalhar com ele... sua utilidade...
No mais, medite... aproxime-se da natureza e seus elementos e reflita...sinta... entre em contato com eles e veja  qual sua sensação ao estar perto dá água... ao vento... tocando o chão de terra descalço... brincando de passar os dedos na chama de uma vela...rs
Sinta! e perceba como td é parte de um todo... e nós como os elementos somos conectados a todo o universo.

"Observe nosso mundo como é Sábio e Simples:
De cima de um grande penhasco, posso sentir o tocar dos meus pés na terra, observar ao olhar para o horizonte a linha que separa céu e mar, tamanha plenitude"



**Agradecimentos especiais ao Gato preto de olhos amarelos, Corujito e à Serpente albina. E é claro, à natureza que rodeando-me permitiu tal explanação.

                          Fonte: http://luabackdoorgirl.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Carambaaaaaa...que coisa linda, bem escrita, facil de entender...preciso impromir isso para simplesmente reler...
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Carmem,como disse, imprimi. A impressão não saiu boa, a fonte muito pequena talvez o modelo não sei só sei que eu que sou meio cegueta tive q usar o marcatexto para ler.
    Uma dica só.
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Maaasssssssssssssssssssa. Gostei, bom texto.. e tamos ai pra mais...rs

    ResponderExcluir
  4. Insônia produtiva, hein? rsrsrs

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.