O termo reconstrucionismo tem objetivado a busca por mais informações sobre os povos que habitaram o planeta, é uma medida comum para todas as sociedades que buscam preservar suas tradições como também fazer um trabalho de campo de base acadêmica.
Com isso, se busca a preservação e entendimento da autenticidade cultural e histórica das sociedades antigas.
Essas práticas são bases para o estudo, baseadas na antropologia, arqueologia, história, pois como fica claro, não são invenções, muito embora algumas linhas busquem através destas pesquisas, encontrar uma alternativa neo-pagã para promover o suporte teológico as suas crenças.
Seria impossível, para movimentos da década de 60 ou posteriores não contar com esses materiais e assim criar novas possibilidades e reflexões na área de crença. Essas pesquisas não ocorrem na idade média ou períodos posteriores na Europa, visto a grande influência Católica no Ocidente, portanto não existem movimentos de reconstrução significativos com relação ao tema.
Temos visto também um excelente trabalho nas crenças gregas, reconstruindo e preservando valores helênicos, não somente na visão Politeísta, mas na Monista, esta última com os filósofos pré-socráticos.
Algumas religiões neo-pagãs, como é o caso da Wicca, podem aplicar o conceito de Monismo para explicar a crença de que tudo o que há foi criado por uma única divindade, neste caso, a figura de uma Deusa Mãe como entidade cósmica primordial. Essa crença se baseia no fato de que, na natureza, os únicos seres capazes de gerar vida, de criar, são as fêmeas.
Devemos dizer também que existe o movimento de reconstrução lingüística, tanto nas línguas celtas, como indígenas, essa busca por identidade esta cada vez mais sendo aplicado, devido à globalização, que funciona como um trator sobre os sistemas tradicionais.
Cordialmente,
Conselho de Bruxaria Tradicional
Reconstruir não é recriar, essa é a palavra de ordem!!!
ResponderExcluirReconstrucionismo é o retorno às origens, é o resgate histórico e cultural dos povos.
ResponderExcluirÉ um trabalho difícil! requer empenho, dedicação e estudo... Mas os frutos que se colhem do trabalho são saborosos certo! O conhecimento, a maturidade e o poder de discernimento!
ResponderExcluirMuito interessante e válida essa proposta, pois não se perde em achismos, acho que seria muito válido colocar links que vão direto à bases de pesquisa de rigor científico em seu blog!
ResponderExcluir