quinta-feira, 7 de abril de 2011

A BRUXARIA É CELTA OU AFRICANA?

Muito embora seja comum o termo, muito embora o próprio Robert Cochrane, tenha colocado em seus estudos Bruxaria Celta e Saxônica fazendo referência clara a estes povos, muito ainda temos que esclarecer.

Hoje temos ainda algumas pessoas que confundem o termo Bruxaria com Celtas, a palavra Bruxaria tem sua base nos povos que surgiram na região que chamamos de Europa, conceitualmente temos vários dados sobre a questão, desde origem da palavra até distorções destas crenças com o julgamento da Igreja Católica (Roma).

Portanto, bruxaria são todas essas crenças nativas desta região e que também envolvem devoção e práticas de feitiçaria que ao longo do tempo, algumas foram caracterizadas como "simpatias". Portanto bruxaria são as crenças dos celtas, mas também de outros povos, dadas as devidas referências em língua nativa.

O fenômeno de feitiçaria, este conjunto de práticas mágicas, são encontradas no MUNDO TODO, entretanto com a caracterização negativa e depreciativa, foram chamadas pelos movimentos cristãos como práticas de bruxariaS.

Qualquer pessoa de bom senso pode entender isso, pode rever através da própria história tais acontecimentos. Entretanto este ponto recai sobre a capacidade intelectual/ interpretativa das pessoas, visto que não existe nenhum livro sagrado para estas religiões, visto também que o movimento de alfabetização foi lento e gradual na Europa, portanto seus registros são feitos pela Igreja Católica que possuía o conhecimento para tanto.

Portanto não existe uma "Teoria Euro Centralizadora", e sim fatos contidos na história e disponíveis a qualquer um que se prontifique a conhecer e sair dos achismos.

Com relação a outros continentes como África, encontraremos muitas culturas tradicionais, mas a nenhuma se aplica o nome de bruxaria, caso exista anterior à invasão/ colunização européia, envie material para nossa redação.

Cordialmente,

4 comentários:

  1. É o mote que não cansamos de repetir, práticas de feitiçaria estão manifestas no mundo todo, porém em cada cultura deve-se nomear corretamente a prática, por no mínimo, respeito a identidade cultural de seu povo.

    ResponderExcluir
  2. O que falta é pesquisar, é abrir a mente para obter novos conhecimentos e no mínimo parar para avaliar se existe coerência no que é dito. No entanto, alguns preferem se fechar no seu mundinho padrão, cheio de certificações. Me imagei agora perguntando aos povos antigos, a um homem do campo, quais são as certificações que eles possuem que os tornam bruxos! Surreal! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. isso é muito bo mde se divulgar, muitos acham que são os etentores da verdade e que são os próprios inventores da bruxaria, quando na verdade, passa bem longe.

    ResponderExcluir
  4. Dentro de um conceito cristão, tudo é bruxaria ou coisa do Demo! Temos que pesquisar, e aprender, senão seremos uns abobrados na vida sem opinião prórpia!

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.