quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bruxaria Tradicional - ANAM CARA, O Livro da Sabedoria Celta

                                                                         
A luz é generosa
 
Se alguma vez tenha se encontrado ao ar livre fora antes do amanhecer, terá observado que a hora mais escura da noite é a que precede o mundo antes do nascer do sol. As sombras se tornam mais escuras e anônimas. Se nunca houvera estado em um mundo conhecido no que era o dia, jamais poderias imaginar como se dissipa as trevas, como chega o mistério da cor de um novo dia. A Luz é inacreditável generosa, e também doce. Se observares como chega o amanhecer, verás como a luz seduz as sombras. Os feches de luz aparecem no horizonte; sutil, gradualmente, retiram o manto da escuridão que cobre o mundo. Esta a frente de ti o mistério do amanhecer, o novo dia. Emerson disse: "Os dias são deuses, porém nada o faz suspeitar". Uma das tragédias da cultura moderna é que temos perdido o contato com estes limiares de natureza primitiva. A urbanização da vida moderna nos separou da afinidade fecunda com nossa madre Tierra. Forjados desde a terra, somos almas com forma de argila. Temos de bater em uníssono com a nossa voz interior, a nossa essência. Porém essa voz tem se tornado inaudível em nosso mundo moderno. Ao carecer de consciência de termos perdido, a dor de nosso exílio espiritual é mais intenso que é em grande medida incompreensível.

Durante a noite, o mundo descansa. Árvores, montanhas, campos e rostos são liberados da prisão da forma e visibilidade. O amparo das sombras, cada coisa se refugia em sua própria natureza.

A escuridão de uma matriz antiga. A noite é o tempo da matriz. Nossas almas saem para brincar. A escuridão em tudo absorve; encerra a luta por identidade e a impressão. Descansamos durante a noite. O nascer é um momento renovador, promissor, pleno de possibilidades.

A luz de o novo amanhecer reaparece bruscamente nos elementos da natureza: pedra, campos, rios e animais. Assim como a escuridão traz descanso e libertação, o dia significa o despertar e renovação.

Seres medíocres e distraídos esquecem que temos o privilegio de viver em um universo maravilhoso. Cada dia, o amanhecer revela o mistério do universo. Não existe surpresa maior que o amanhecer, que nos desperta a presença vasta da mãe natureza. As cores maravilhosamente sutis do universo se lançam para envolver a tudo. Assim se expressa William Blake: "As cores são feridas da luz". As cores destacam a perspectiva de nossa presença secreta dentro do coração da mãe natureza.
 

ANAM CARA, O Livro da Sabedoria Celta

4 comentários:

  1. "Não existiria som
    Se não houvesse o silêncio
    Não haveria luz
    Se não fosse a escuridão
    A vida é mesmo assim,
    Dia e noite, não e sim..."

    ResponderExcluir
  2. Isso é a inspiração de Awen! A natureza é poética em cada detalhe minucioso...

    ResponderExcluir
  3. Curiosamente esse livro passou a me acompanhar essa semana.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.