sexta-feira, 15 de abril de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - A Bênção da Deusa da Verdade

"Verdades" e mais "verdades", caminhos "únicos" e "patentiados", verdadeiras situações e iniciações, palpiteiros não iniciados, não praticantes e de outras religiões.

Frases e textos sem sentido, repúdios e revoltas são colocados na internet e ao que parece a internet tende mais a ser um lixão virtual do que prestar um serviço de informação, principalmente na área de crenças, seriam esses os caminhos tortuosos? Para quem não acredita em deuses pede o auxilio dos mesmos, para quem ofende o cristianismo pede a bênção de Deus no "pai nosso" que recriou, para quem não cultua o diabo reverência a ele, e nossa quantas misturas e ecletismos esotéricos! Quanta pomposidade por uma visão tão frágil e desconecta!

É uma pena que as pessoas não entendam os mistérios da floresta, que prefiram continuar a caminhar com uma visão pequena e limitada, como se a tradicionalidade na bruxaria, por exemplo, fosse essa vala onde tudo pode ser jogado lá e na noite de lua cheia, junto com góticos e adolescentes sem causa, cheirando a putrefação levantassem de suas tumbas estéreis e gritassem, somos indomados!

Sabem o que os mais antigos iriam dizer? Nada, eles não perderiam seu tempo com isso, eles provavelmente ficariam na sacada de suas casas tomando seu chá e fumando seu cachimbo, conversando com amigos e familiares.

Estava lembrando de um conhecimento que me foi passado no final da década de 80, estava numa rua de terra no interior de SP, e como o caminho era longo até a casa do sítio, ficamos conversando sobre a atitude das pessoas na magia, sobre o entendimento sábio das visões de mundo, em um momento esse grande amigo e mentor me fez parar na estrada, colocou sua mão sobre meus ombros e disse:

- Draco, percebe?
Olhei e nada vi além das árvores, do céu estrelado e do frio do anoitecer.

Ele me disse que todas as respostas que procura estão no silêncio da contemplação.
Então parei, respirei e foi então que percebi que tudo estava inerte, como se o próprio tempo tivesse se congelado, o vento parou de soprar, as arvores não se mexiam, apenas o silêncio.

- Agora você percebeu?

Disse que sim, tanta conectividade que imaginei que todos os seres tinham parado para escutar nossa conversa naquele momento, eis o melhor método de aprender, saber escutar, absorver e refletir.

Para ser um bruxo tradicional com propriedade, pois pedigree e auto proclamação temos visto aos montes, até de quem é de outra religião, é preciso se conhecer tão verdadeiramente para no minuto seguinte deixar de existir.

Dentro de nossa proposta objetivamos mais que o conhecimento, buscamos a sabedoria e o êxtase, não desejamos ser proprietários de um caminho, pois este já estava lá antes e estará depois de nossa partida, a nossa sociedade tem se dedicado a se tornar dona das coisas, das terras, dos nomes, das pessoas, dos sentimentos alheios.

Portanto preferimos ter a bênção de todos os deuses, dos seres da natureza, de nossos ancestrais, de nossos irmãos, do que evocar uma "Deusa da Verdade"; é uma pena que muitos tenham ainda que aprender a pelo menos ficarem em pé para poderem andar livres de suas mochilas cheias de achismos e egos, mas de certa maneira tudo tem uma sincronização perfeita e assim serve de teste para que as pessoas consigam ultrapassar seus limites e enxergar além das miragens.

Agradecemos as bênçãos das deusas da tolerância, da coerência e sabedoria, e deixamos as bênçãos da "verdade" para os ignorantes e soberbos, eles precisam dessas para poderem se comunicar!

Gratidão,

Ricardo DRaco

8 comentários:

  1. Nossa, o que posso dizer depois de sábias palavras???? ah sim, ontem ouvi algo interessante que lembrei de vc...e se encaixa aqui.

    "Um chefe diz Vá. Um líder diz Vamos!"

    ...mergulhando em pleno silêncio.

    ResponderExcluir
  2. Deusa da verdade? Era só o que faltava!!! Agoram criam deuses para aprovar as idéias tortuosas? Os pensamentos indomados? Tolices, se enrolam criando novas enrolações!!!
    Sigamos! Somos filhos da terra, somos parte de algo muito, mas muitooooo antigo. Não somos dados a modernices descoordenadas, nossas crenças estão na raiz, fiquem com seus frutos geneticamente modificados! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Caro Beto, acho que vc precisa realmente estudar mais, não estou colocando a minha tradição aqui (Ibero-Celta) como unico caminho, quem faz isso é quem pede patente, quem fala que Bruxaria Tradicional nasceu na década de 70 e ponto final, vc como comunicador tem problemas de interpretação de texto o termo Ibero-Celta representa os celtas da Península Ibérica, muito embora não exista problema algum na mesclagem desses povos, visto que ambos surgiram na Europa. Com relação a ditas "verdades" acredito que vc tem que me provar onde encontrou o termo bruxaria fora da Europa, antes mesmo da colonização européia pelo mundo. Vc não tem base como muito dos seus amigos também não têm, e quebro qualquer um dos seus argumentos pq. vc´s são falhos teologicamente.
    Beto vai procurar algo útil para fazer dentro da Wicca, que é a sua religião, deixa a Bruxaria Tradicional para quem se dedica a ela, certo? E a partir de hoje, vamos lhe ignorar tal como outros já o fizeram.

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  4. É engraçado ler um comentário como o do moço acima, ao que me consta quem insiste em dizer que a BT esta contextualizada dentro do período medieval, sabidamente totalmente influenciado pelo cristianismo ou ainda na década de 60/70, não somos nós - e batem firmemente o pé numa opinião e crença PESSOAIS que não corresponde a visão da maioria de uma forma totalmente intrasigente e quando dizem, pautada em livros são livros pouco confiáveis, de esotéricos ou que se reportam a períodos da história proto ou pós-cristão e não em estudos antropológicos e acadêmicos que não sejam tendenciosos.
    E como confudem!!! em nenhum momento aqui é afirmado que a bruxaria segue estritamente a cultura celta.
    Os celtas são um povo da europa, geograficamente neste continente esta a raiz da bruxaria, portanto não há "mistura" alguma em cultuá-los, porque são europeus, não é óbvio? da mesma forma que não há mistura se você basear a sua linha de crenças e práticas em qualquer outro povo EUROPEU - além dos celtas.
    Vejo isso como uma tentativa vã de causar um entendimento falho e propositalmente falho em nossos leitores.
    No mais, não sei se ele sabe que o que aqui é postado não é a opinião de um homem - Ricardo - apenas, mas os estudos de inúmeras pessoas, de curadores do CBT a seus discípulos, com formação universitária, com vivências práticas dentro de nossas crenças, com idade para ser pai ou mãe, quem sabe até avô de muitos destes que insistem, por pura má vontade, não compreender ou corromper os textos que de forma tão objetiva e clara são aqui publicados.
    No mais, eu acho que já repeti umas mil vezes, que se estas pessoas querem comparam períodos históricos distintos, o assunto fica por aqui. Nós voltamos nossa crença para o período pré-cristão, nas crenças da floresta, pagãs então existentes. Se a linha de crença da pessoa corresponde a outro período, como comparar??? obviamente que são diferentes!
    Ainda em tempo, gostaria muito da presença destas pessoas em um, apenas um de nossos festejos, seria interessante e divertido vê-los conversando com a "nossa rainha"... claro, como eles nunca devem ter recebido ensinamentos dela e de nenhum outro elemental mestre, capaz que também isso não seja entendido e daí digam que eu me refiro a uma rainha no contexto monárquico de governo...

    ResponderExcluir
  5. Risos Cat! Eu francamente não sei se o sujeito realmente tem problemas de interpretação ou má vontade de compreender, essa mania de querer se prevalecer distorcendo o que colocamos chega a ser uma perda de tempo. Mas tomei uma opção, não converso com gente sem noção, não leio mais besteira, e faço o meu trabalho, claro que aproveitando o que existe de melhor, fazendo o caminho belo e de aprendizado. Se o sujeito não quer estudar ou aprender problema dele, fazemos a nossa parte, os mais inteligêntes ao menos refletem antes de responder de primeira como se fosse um debate bobo, uma coisa é certa, nós (no contexto geral) não reconhecemos bruxaria como práticas distorcidas e trevosas pelo cristianismo, tal como não reconhecemos o termo tradicional em algo que é contemporâneo, veja só! tenho quase a mesma idade do fundador da Tradicional Craft Moderna! Se bobear tem muita cantina em SP muito mais tradicional que isto! rsrsrsr
    O engraçado também é que eu escrevo e o sujeito toma para sí, veste a carapuça e vem aqui procurar algum consolo terapeutico, estou quase montando um convênio com psiquiatras para poderem ajudar alguns mais exaltados! O sujeito nem é bruxo tradicional e quer debater espiritualidade tradicional! Pelos deuses, haja tolerância mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cat, não sei aonde esse povo acha textos que me coloco como único BT, ou que a minha tradição é a única, que viagem! rsrs Justo eu que participo de um Conselho com outros Bruxos Tradicionais e que tenho colocado diversos textos falando sobre Pedigree e tantos conceitos de BT, o pessoal só lê o que quer mesmo! Lembrando ainda que quando surgiu o CBT TODOS foram chamados para participar e contribuir, agora que temos nossa linha coesa de crença, ficam forçando a barra. Imagina... bruxo que não é pagão e tradição de 40 anos! Não rola perder tempo com isso.

    ResponderExcluir
  7. Queridos, verdades são individuais e culturais. A minha verdade não é a verdade de outras pessoas. Quando se fala em tradicionalidade ibero-celta é porque houve a presença celta naquela região, e consequentemente há cultura Celta ali. Algo tão simples causa polêmica porque?
    A BRUXARIA "É" européia e ponto final, não é discutível, assim com o Candomblé é africano e também isso é indiscutível. Essas raízes, tanto uma quanto a outra são muito mais fundas que o período medieval, porém são diferentes. Ambas trabalham com magia, feitiços mas SÃO de origem distintas, cultua-se somente UM panteão, cada qual com o seu.Existem muitos bruxos tradicionais no mundo, assim como existem muitos "pais de santo" e não vejo eles discutirem origens da raiz de suas tradicionalidades. Acho que quem quer aparecer deveria se preocupar em entender o que se discute e não sair falando abobrinhas.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, todo mundo que eu conheço ou ouço falar que segue bruxaria tradicional tem a mesma visão que coloco, somente essa vertente da década de 70 que foge totalmente do que é aqui colocado, e ainda querem catequizar por aqui, é mole? Pior que é tudo refugiado da Wicca, fala sério, o sujeito se inicia em outra religião e as vezes nem isso, e vem debater filosofia, é muito! Seria cômico se não fosse trágico.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.