segunda-feira, 18 de abril de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - A Importância do Mito

É interessante tentar propor uma leitura interdisciplinar com a sociologia, pois o mito foi muito estudado por pensadores da área das ciências sociais, como Durkheim, Malinowski, Bourdieu, Lévi-Strauss e outros.

Alguns abordaram os mitos como produto de uma mentalidade pré-lógica, como Émile Durkheim e, desse modo, aproximaram-se de muitas interpretações filosóficas ao longo da história. 
  
Reside aí a importância do mito, não só de fundamentar mas também de retroalimentar as culturas, em qualquer período histórico, pois é o principal elemento responsável pela manutenção das tradições.

Para dar conta dessa função do mito, Lévi-Strauss designou-o com a expressão filosofia nativa, pois é a forma primeira de um povo expressar sua relação com o mundo e com a existência.

Cordialmente,

2 comentários:

  1. Concordo! Os Mitos guardam muito da história e da crença de um povo. Muito pode ser descoberto através de um estudo sério e empenhado.

    ResponderExcluir
  2. Já estudei Durkheim, foi um estudo muito interessante sobre sociologia. Creio que muitos mitos tem em sua essência a verdadeira história de um povo, ou nação. Basta um estudo mais aprofundado.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.