sexta-feira, 8 de abril de 2011

BRUXARIA TRADICIONAL - A mandrágora

A mandrágora é famosa por supostamente apresentar algumas qualidades de natureza medicinal, tais como atributos afrodisíacos, alucinógenos, analgésicos e narcóticos.


Classificação científica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Solanales
Família: Solanaceae
Gênero: Mandragora
Espécie: Mandragora officinarum




 Esta planta é constituída por seis tipos de ervas perpétuas, desprovidas de troncos, dispostas na forma de diminutas rosas com folhas no formato oval, providas de imensas raizes divididas em dois ramais semelhantes a feições humanas. Elas estão disseminadas pelos territórios mediterrâneos.
A utilização da raiz deste arbusto é remota. Encontram-se referências a ela nas Escrituras, nas passagens do Gênesis 30:14 e do Cantares 7:13. Ela também está presente em alguns mitos; dizem as lendas que as raízes tinham que ser arrancadas da terra sob a luz da lua cheia, trazidas do subterrâneo por uma corda amarrada a um cachorro de cor preta. Se outro bicho ou um humano realizasse o mesmo trabalho, a raiz ‘vociferaria’ de tal forma que o ser morreria.

Suas virtudes narcóticas e alucinatórias foram amplamente manipuladas em ritos mágicos e na prática da bruxaria ao longo da Antiguidade. Algumas histórias também relatam que a semente desta planta era justamente o sêmen masculino de um indivíduo que teria sido morto em uma forca.


 A palavra "afrodisíaco" deriva-se de Afrodite, a deusa grega do amor e da beleza. Segundo a lenda, o deus Cronos (Saturno, para os latinos) matou o próprio pai, Urano, jogando seus testículos nas águas do oceano. Depois disso, formou-se uma espuma da qual teria surgido Afrodite, conhecida como Vênus na mitologia latina.



Inicialmente considerada a deusa da fecundidade, passou mais tarde a personificar o amor, no sentido mais amplo da palavra. Foi cultuada sob diversos nomes, simbolizando desde o amor puro e ideal até o atrativo sexual fora de qualquer limite.

Em toda a história da humanidade os indivíduos estiveram preocupados com o declínio da função sexual em conseqüência do processo de envelhecimento. Eles sempre procuraram em diversos produtos da natureza um "elixir da juventude" capaz de restabelecer o vigor dos impulsos sexuais. Esses produtos são conhecidos como "afrodisíacos", que são substâncias utilizadas com o objetivo de aumentar o desejo e a capacidade de manter relações sexuais.
O Antigo Testamento, por exemplo, relata que Raquel serviu-se da planta mandrágora para facilitar uma gravidez. Os antigos hebreus acreditavam que o suco das raízes e dos frutos dessa erva tinha o poder de provocar excitação sexual e facilitar a concepção.

Cientificamente conhecida como Mandragora officiarum, a mandrágora pertence à família das Solanáceas, que inclui outras espécies, como a batata, o tabaco, o tomate, o pimentão e vários tipos de pimenta. Dentre as substâncias ativas existentes na mandrágora, destacam-se a atropina e a escopolamina. Elas têm grande emprego medicinal, mas não propriamente com finalidades afrodisíacas.

A atropina é utilizada para aliviar cólicas intestinais ou biliares e diminuir as secreções dos aparelhos digestivo e respiratório. A escopolamina tem basicamente os mesmos efeitos da atropina, mas difere desta pela sua ação sobre o sistema nervoso central. Enquanto a atropina provoca, em doses elevadas, agitação, nervosismo e, às vezes, alucinações e delírios, a escopolamina atua como depressor, causando cansaço e sonolência.
Cientificamente apenas se conseguiu comprovar que os extratos das raízes da mandrágora causam sonolência. Assim, caso se atribua algum efeito afrodisíaco a essa planta, ele se manifestaria de maneira indireta

A crença na eficácia da mandrágora como afrodisíaco não ia além da forma de sua raiz, semelhante a um pênis ereto. Segundo o imaginário humano, os efeitos medicinais de uma planta estavam relacionados com a semelhança entre suas formas e os órgãos do corpo humano. Existe em diversas culturas humanas um conjunto de associações simbólicas entre elementos da natureza e suas funcionalidades.

Poucas substâncias usadas como afrodisíacos provocam efetivo aumento do interesse sexual. As demais atuam exclusivamente por sugestionamento. Ou seja, quem as toma se convence a tal ponto da eficácia desses preparados que acredita realmente "sentir" seus efeitos. Tais pessoas não se dão conta de que, melhor do que qualquer recurso artificial, elas possuem dotes naturais capazes de proporcionar maior estímulo sexual: a imaginação e a fantasia.

Jonatas Dornelles
Antropólogo

7 comentários:

  1. "os efeitos medicinais de uma planta estavam relacionados com a semelhança entre suas formas e os órgãos do corpo humano"... já dizia Paracelso em sua teoria das assinaturas...rsss

    ResponderExcluir
  2. São os vulgos placebos não é?? De tanto acreditar naquilo acaba acontecendo e acabam dando credito demais a algo sem ser de fato real.
    Já tinha visto referência dessa raiz em alguns filmes de "bruxaria" e sempre da uma visão feia e malévola do seu uso..rsss
    Realmente, o que encanta são as formas da raiz...

    ResponderExcluir
  3. O problema é quando a mandrágora é arrancada e da terra e "solta o grito", não assistiram Harry Potter? Acredito que tem muita gente por aí assistindo e tomando como prática o que vê nos filmes! rsrsrsrs
    Já li em algum lugar que a mandrágora nascia da mistura de sangue e esperma de homens mortos por enforcamento e não só o sangue. São muitos os mitos sobre essa planta.

    ResponderExcluir
  4. na verdade esta planta e sagrada, e suas propiedades são realmentes magicas.
    quanto as lendas elas tb. são
    na verdade essa planta tem formas para ser usada, ex: folhas secas,talos secos,raizes secas.sementes secas,flores secas,usada desta forma,não lhe fara mau algum. mais usada na forma virgem ,ai sim,podera lhe trazer consequencias terriveis ;ainda mais dentro de datas.que numca passam. um ex: se voces beber qualquer porção dela feita em forma virgem,
    em chás ou licores verão que isso pode ate matalos ou transformalos em zumbis.ou ate mesmo levalos a conhecer o verdadiero desconhecido como uma entidade invisivel mais muito real.
    ela tb, podera dar a vc um certo poder chamado de grito da morte aonde vc ao gritar o nome da planta cujo na verdade so essa entidade te dara.e determinar que uma pessoa morra ela morrera rapidamente mais vc sera escravo da erva eternamente ate se transformar em uma delas. por em quanto é so o que posso dizer use e aprenda mais com ela por si mesmos.

    ResponderExcluir
  5. Já vi algumas fotos de madrágoras parecendo corpinhos humanos mesmo, rsrs, mas elas não gritavam, infelizmente Lua! hehehe
    Olha, estava tão na cara, mas não sabia que afrodisíaco vinha de afrodite!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pela ajuda! Eu estava querendo sber tudo sobre essa planta e seu blog me ajudou.

    ResponderExcluir
  7. Existem muitas plantas reconhecidamente afrodisiacas e reconhecidas cientificamente tb.. posso me lembrar por cima de pré-hormonais como o tribulus ou mesmo a maca, o nó de cachorro q é poderoso, sem esquecer da famosa catuaba e da marapuama q deixa a mulherada louca..rs...

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.