sexta-feira, 15 de abril de 2011

HAKA - DANÇA TRIBAL

O Haka são todas as danças típicas do povo Maori em que os homens se colocam à frente das mulheres. Estas fazem o apoio das vozes nas costas dos homens. É uma dança que demonstra a paixão, o vigor masculino e a identificação com a raça. É usada tanto para dar boas vindas a visitantes quanto de tribos inimigas.
Segundo o povo Maori, Tama-nui-to-ra, o deus do sol, tinha duas mulheres, sendo uma delas Hine-raumati, a virgem do verão (perdendo este estatuto!), da qual nasceu Tane-rore, creditado pela origem da dança. Tane-rore representa o vento nos dias quentes de verão, na dança coreografado com o tremor de mãos.
Actualmente o Haka é conhecido mundialmente pela performance de intimidação no início dos jogos de Rugby da seleção da Nova Zelândia (All Blacks), que costuma antes de seus jogos executar uma haka específica chamada Ka Mate.
Antés da dança, o chefe que conduz a dança grita aos companheiros um refrão de incitamento, coisa que no caso dos All Blacks é feita pelo jogador de sangue maori mais velho, nāo sendo este necessariamente capitāo da equipe. As palavras são utilizadas nāo só para incitar quem está realizando a dança, mas também para recordar-se o comportamento correto durante a mesma. Muitas vezes o tom utilizado para gritar o refrāo é o mesmo utilizado no curso de toda a exibiçāo, ou seja, quanto mais agressivo, feroz e brutal, mais vai incentivar o grupo - e intimidar o adversário.


Performance

A "Ka Mate" começa com uma série de cinco instruções preparatórias, gritadas pelo líder:

"Ka Mate" Líder: Ringa pakia!  Coloquem as mãos contra as coxas!
 Uma tiraha!  Estufem o peito!
 Turi whatia!  Dobrem os joelhos!
 Hope whai ake!  Façam o mesmo com o quadril!   Waewae takahia kia kino!  Batam os pés o mais forte que puderem!
   
Líder: Ka mate, ka mate  É a morte, é a morte!
Time: Ka ora  É a vida! (ou "Eu vivo!")
Líder: Ka mate, ka mate  É a morte, é a morte!
Time: Ka ora  É a vida!
Todos: Tēnei te tangata pūhuruhuru  Este é o homem peludo...
 Nāna i tiki mai whakawhiti te rā  ...Que fez com que o sol brilhasse novamente para mim
 Upane...Upane  Suba a escada, suba a escada
 Upane Kaupane"  Suba até o topo
 Whiti te rā,!  O sol brilha!
Cordialmente,

Conselho de Bruxaria Tradicional

5 comentários:

  1. A musica eu já conhecia, só não sabia que era relacionada a uma dança de tanto poder. Clip muito emocionante, parabens e muito obrigado por mais essa informação.
    AF-K.M

    ResponderExcluir
  2. Explêndido! Realmente impressionante o vigor da energia empregada nessa dança! Estou pronta para a guerra!!! rs

    ResponderExcluir
  3. Forte e motivador, o som movimenta energia e os de guerra sempre evocam na alma dos guerreiros um sentimento de invencibilidade necessário a batalha.

    ResponderExcluir
  4. Adoro a cultura maori. Os homens maori. Esta dança deles é linda, suas tatuagens seus brados te guerra. Há outra dança em que eles se utilizam de um cajado longo e outro bastão, onde cantando e dançando eles vão abtendo. Forte, muito forte.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.