sábado, 9 de abril de 2011

ORIGEM VERÍDICA DO NOME BRUXARIA TRADICIONAL

Daremos primeiramente a origem do nome em sua etimologia, o termo bruxaria é de origem ibérica, embora alguns autores tentem provar que o vocábulo proveio do Latim, o provável é que ele já existia nos dialetos falados na Península Ibérica antes da chegada dos romanos, como foi o caso de bezerro, cama, morro e sarna. “Esta hipótese é reforçada pelo fato de só aparecer nas línguas ibéricas (Português bruxa, Espanhol bruja, Catalão bruixa); se viesse do Latim, deveria também estar presente no Francês (que usa sorcière) e no Italiano (que usa strega), que também pertencem à família das línguas românicas.” (1- Cláudio Moreno).
O termo “Tradicional” do latim traditione, língua falada no Lácio (Latium), região central da Itália e a partir do século III a.C. que passou a adquirir uma forma literária, construindo-se aos poucos uma gramática com regras explícitas, cuja consolidação se deu por volta do século I a.C., que é considerado o período clássico do latim.
Portanto o termo tradicional para crença já seria utilizado de forma comum antes mesmo do século I a.C., com isso ressaltamos que o termo traditione nasceu de uma necessidade de expressão, que significa tanto o ato de entregar e transmitir tal como doutrinas, costumes etc., conservados num povo por transmissão de pais para filhos.
Podemos encontrar um leque de opções para representar uma antiga crença ou feitiçaria antiga, dentro do contexto do latim, o mesmo encontraremos na língua inglesa as traduções para os termos witchcraft (feitiçaria), old craft (antiga arte), traditional craft (arte tradicional).
Lembrando que o termo craft (arte) é um termo comum dentro da maçonaria e encontrada até antes da fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra em 1717.
A menção do termo Bruxaria por si só já contem em sua essência a tradicionalidade no qual é reforçada no âmbito de uma espiritualidade antiga e assim sendo, uma crença tradicional, e usual antes mesmo dos movimentos esotéricos do final da década de 60, representando um termo de base popular e citada por antropólogos e escritores em diversos momentos da história.
Também fica claro que o termo “Bruxaria Tradicional” é de soberania das línguas ibéricas (bruxa, bruja), sendo assim, os únicos que podem requisitar com total qualificação para o uso da mesma, com isso cabe aos devidos países e suas respectivas culturas a legalidade do uso do termo e não uma ordem ou segmento específico religioso.
Existem teses sobre o uso do termo baseado em Robert Cochrane,(veja mais) entretanto essa tese não se sustenta devido ao uso generalizado e anteriores aos seus escritos em língua inglesa. Autor polêmico encontrou diversos opositores ao seu trabalho; nasceu em uma família de protestantes, cuja historia pode ser comprovada oficialmente.
Conclusão:
O Termo Bruxaria Tradicional oficialmente somente valida os cultos/ crenças da Península Ibérica (especificamente), primeiro pela soberania da língua (Portugal e Espanha), em segundo por ser um termo comum: tradicional, crença, religião, antiga, feitiçaria entre outros são de domínio público e usual para escritos de diversas obras da história dados em épocas diferentes. Não existe ordem iniciática que detenha o nome para uso exclusivo e as devidas traduções devem ser analisadas para não sofrerem distorções ideológicas/ religiosas.
Cordialmente
1 - Autor: Cláudio Moreno - Formado em Letras da UFRGS, com habilitação em Português e Grego. Doutor em Letras com a tese Morfologia Nominal do Português.

8 comentários:

  1. Com toda certeza, "bruxaria tradicional" chega a ser uma redundância, pois a tradicionalidade é implícita em bruxaria. E isto deveria ser do entendimento comum.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente... o problema são as distorções espalhadas por ai... por isso adoro reproduzir esses textos no meu blog, para espalhar informação correta.

    ResponderExcluir
  3. Crenças e Tradições nativas sempre existiram, mas tem movimentos modernos que acreditam que podem patentiar termos populares, como bruxaria e tradição, separadas ou juntas, isso é uma tremenda falta de bom senso, é como se dizer tradicional e pensar em modernização da crença, ou achar que toda crença antiga é a mesma coisa. É muita desinformação e ego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Isso sem mencionar que com certeza os antigos camponeses, druidas, sacerdotes ou pessoas comuns que reverenciavam a natureza e lidava com a crença nos Deuses antigos Celtas ou não, não se auto titulavam Bruxo(a)s,wiccano(a),feiticeiro(a)s, simplesmente eram o que eram só pelo fato de ser, mas hoje em dia o uso de titulos parece demasiaso importante para coisas simples e penetrantes como a interação e harmonização com a natureza e seus ciclos e a fé manisfestadas pelos Deuses.

      Excluir
  4. E a paranóia delirante segue adiante! Outro questionaram sobre certificações de iniciações, como se isso fosse possível em tempos remotos. Não entenderam q certifição é assunto bastante moderno? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Só rindo dessas pessoas que ainda insistem em criar fantasias cheias de ego! Eis aí, mais uma prova arrebatadora.

    ResponderExcluir
  6. Algo que todo cidadão deveria saber, não se pode exigir patente diante de nomes e frases populares, portanto nenhuma ordem iniciática moderna pode requisitar direitos autorais sobre o termo bruxaria, tradicional ou bruxaria tradicional, além do mais, é de soberânia linguística dos paises de língua ibérica. Esta ilusão é tida por pessoas que não tem o mínimo de cultura e com certeza uma crítica pela facilidade que algumas instituições ocultistas deixam entrar em seu seio pessoas despreparadas e que falam pela instituição de forma não oficial.
    Agora deixemos os palpiteiros brigarem com o dicionário e com a história e vamos em frente com nosso trabalho sério e pautado no conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. Esses palpiteiros mal informados brigarão para sempre! Enquanto isso teremos nossas mentes tranquilas sabendo o origem do termo, e a origem do caminho...

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.