terça-feira, 5 de abril de 2011

CONSELHO DE BRUXARIA TRADICIONAL - Arte hiberno - Saxónica

Um estilo artístico e produzido após o Império Romano nas Ilhas Britânicas. O termo reflete também para designar a escrita produzida naquele tempo.

A Irlanda, a Escócia e o reino da Nortúmbria, no norte da Inglaterra, são os mais importantes centros artísticos, mas outros exemplos também podem ser encontrados no sul da Inglaterra e na Europa continental, especialmente na Gália (França), em centros fundados por missionários. A influência da arte insular pode ser notada em toda arte medieval subsequente, especilamente nos elementos decorativos dos manuscritos românicos e góticos.

O que foi preservado da arte insular são principalmente iluminuras, trabalhos em metal e gravações em pedra, especialmente cruzes de pedra. Os melhores artefatos incluem os Evangelhos de Lindisfarne, o Livro de Durrow, o Livro de Kells, broches tais como o Broche de Tara e a Cruz de Ruthwell.


3 comentários:

  1. Muito interessante, a tradição de um povo se manifesta também por meio de sua arte. E que belas expressões, como esta, temos

    ResponderExcluir
  2. Tenho extrema admiração pela cultura celta... Pois mesmo após as diversas invasões de povos com culturas tão diferentes (como a helenista, romana e árabe) e mesmo depois de tanta difusão por toda a Europa, ainda sim existem traços marcantes capazes de diferenciar a assinar uma obra com o nome deste povo. Depois de tanta luta pela sobrevivência cultural seria um crime se o movimento reconstrucionista abandonasse esta batalha!

    ResponderExcluir
  3. O curioso é que são povos que se dedicavam a guerra com afinco, no entando não se descuidavam do belo, a arte.

    ResponderExcluir

Este blog tem conteúdo específico religioso (paganismo tradicionalista), caso não concorde... pelo menos respeite e vá a um blog que se destina a mesma vocação religiosa que acredita.